Caxias do Sul alerta para baixa cobertura vacinal contra gripe e sarampo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul alerta para a baixa adesão às campanhas contra Influenza/ gripe e sarampo e orienta que todo o público-alvo contemplado procure os locais de vacinação. Até o momento, a cobertura é de 40,6% do público-alvo contra a Influenza/gripe e 21% contra o sarampo.

Até o fim da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e da 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, dia 03/06, o objetivo é chegar a 90% do público-alvo vacinado contra a influenza/gripe e de 95% contra o sarampo.

“Quanto maior a cobertura vacinal, menor é o risco de circulação dessas doenças, pois a vacinação traz a prevenção e dificulta a circulação do vírus. Por isso pedimos que os grupos contemplados busquem os locais de vacinação mais próximos para se protegerem e também protegerem aqueles que convivem com eles”, aponta a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni.

Os imunizantes contra a Influenza/gripe e sarampo estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacina contra Influenza/ gripe também pode ser feita nas ações itinerantes com o ônibus da Cruz Vermelha.

A cepa da Influenza/gripe deste ano está imunizando contra a variante H3N2. A SMS lembra que a vacina ajuda a reduzir o número de hospitalizações nos sistemas de saúde, evitar casos graves e até óbitos pela doença. Além disso, a vacina é importante para reduzir os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19.

A imunização contra Influenza/gripe pode ser feita no mesmo dia que a da Covid-19. A única exceção é para crianças até 11 anos, que devem obedecer o intervalo de 15 dias entre cada uma.

Públicos-alvo definidos pelo Ministério da Saúde:

Influenza-gripe: Pessoas de 60 anos ou mais, crianças (de seis meses a menos de cinco anos), profissionais de saúde, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Leia também:  Moradora de Lajeado cai no golpe do parente com carro estragado

Sarampo: Crianças de seis meses a menos de cinco anos (todas devem tomar a vacina durante a campanha) e profissionais de saúde (precisam atualizar a situação vacinal, ou seja, devem estar imunizados com duas doses da vacina tríplice viral).

Horários para vacina contra Influenza/gripe e sarampo em UBSs (de segunda a sexta-feira):

UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê: 8h às 19h.
Demais Unidades: 8h às 16h.

Vacina contra Influenza/gripe no ônibus da Cruz Vermelha nesta semana (das 10h às 17h):

– Quinta-feira (12) – Em frente à UPA Central

– Sexta-feira (13) – Junto à UPA Zona Norte.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo