Ação preventiva “Ligeirão” contra a dengue iniciou no bairro Renovação em Veranópolis
Entre esta quarta (11) e a sexta-feira (13), será realizada a “Ação Ligeirão” no bairro Renovação, em combate ao mosquito da dengue. A atividade ocorrerá caso as condições climáticas forem favoráveis. O bairro ficou em primeiro lugar no Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) divulgado pela prefeitura. Nele, foi verificado 25% de infestação, pois dos 20 imóveis vistoriados, cinco estavam positivos para Aedes Aegypti. As maiores incidências foram em caixas d’água, tonéis, potes, vasos, lixos/entulhos.
As agentes de Combate a Endemias e agendes de Saúde do bairro estão realizando desde esta manhã, uma ação de verificação dos imóveis, eliminação de criadouros e orientação aos moradores. Serão vistoriados também pontos comerciais, industriais e educandários. Na próxima semana serão divulgados os dados, número de imóveis com infestação, locais em que foram verificados focos, como também, serão divulgados os imóveis que recusaram as visitas das agentes.
Elas trabalham divididas em três equipes, inicialmente nas ruas José Abruzi, Fabiano Resche e Getúlio Vargas. A coordenadora do Serviço de Combate a Endemias, Tamara Franciele Costa pede que a população receba as agentes, pois é um trabalho de prevenção, que busca evitar que moradores adoeçam com a dengue.
A “Ação Ligeirão”, trata-se de uma atividade preventiva que visa diminuir o nível de infestação no bairro. Segundo Tamara, ela vai ser realizada em todos os bairros do município, conforme o ranking de infestação. Sendo assim, o segundo será o Centro, devido ao seu tamanho, a ação vai contar, possivelmente, com as agentes de Saúde de todos os bairros, juntamente com as agentes de Combate a Endemias.
Nas duas últimas semanas, foi feito o levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) em Veranópolis. Foi possível constatar que 12,5% da área urbana está infestada pelo mosquito, este número que é considerado como índice de alta infestação. Está sendo organizada também uma ação nas escolas no próximo mês, tendo em vista a conscientização. Em breve mais informações serão divulgadas.
Leia também | Veranópolis divulga índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti por bairros; 12,5% da área urbana está infestada