Agricultoras colhem primeiras hastes de gladíolos para comercialização no Dia das Mães
Este ano o Dia das Mães para três agricultoras da região da Serra vai ter mais um motivo de comemoração: a colheita da primeira produção de flores para comercialização. O cultivo de gladíolos integra o projeto Flores Para Todos, desenvolvido pela equipe PhenoGlad, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o apoio da Emater/RS-Ascar.
Uma dessas produtoras é a Araci Kich Klein, de Picada Café, que trabalha com lavouras e criações. Ela recebeu gratuitamente os bulbos de gladíolos de quatro cores, que foram plantados no mês de fevereiro, para a produção de aproximadamente 160 hastes, com auxílio da Emater/RS-Ascar. Ela já conhecia a flor, que plantava para o Dia de Finados, e também produz algumas gloxíneas em vaso. Como neste ano as “palmas” foram plantadas em outra época, para o Dia das Mães, ela observa que houve alguma diferença nas brotações das diferentes cores, o que poderá ser ajustado no próximo plantio. “Eu gosto de trabalhar com as flores, é uma diversão, um anti-stress. Dando certo, vamos continuar”, conta a produtora, que já recebeu antecipadamente como presente de uma das filhas, uma “flor de maio”. Para a comercialização, Araci conta com o apoio da extensionista da Emater/RS-Ascar no município, Elisete Benke, e já conseguiu comercializar todas as 60 hastes colhidas nesta semana, quantidade que pode aumentar até domingo. Conforme Elisete, apoiar e incentivar a produção de flores, além de ser um trabalho prazeroso, oferece mais uma alternativa de renda às propriedades rurais.
Para a agricultora Daniela Catuzzo, de Caxias do Sul, produzir o gladíolo foi fácil, pois a planta não exige muito cuidado. Ela relata que das quatro cultivares (cores) diferentes plantadas, só uma está florescendo agora. Então, além de presentear a mãe com a flor, ela vai vender 15 hastes para uma floricultura da cidade. As demais, quando florescerem, Daniela pretende ver se a floricultura tem interesse em adquirir ou ofertar para conhecidos.
A produtora afirma que a experiência com os gladíolos foi boa e tem a intenção de continuar com a produção. “Com a família, estou dando andamento a um projeto para produzir outros tipos de flores de corte também. Participar do projeto está sendo muito bom porque a gente está conseguindo ter uma experiência, e como eu gostei muito de trabalhar com as flores eu acredito que estou no caminho certo”, declara.
“Esse projeto vai dar uma nova fonte de renda para a minha família, nós somos da agricultura familiar e temos que inovar sempre, ter várias culturas para ter renda o ano inteiro, e com os gladíolos acho que a gente vai conseguir isso, porque tem poucos gastos, só a mão de obra mesmo, e num pequeno espaço eu consigo ter uma boa renda, além do prazer que a atividade proporciona”, afirma a produtora Edriane Villa Conci, de Boa Vista do Sul, que também participa do projeto. Para a comercialização nesta semana ela também vai contar com o apoio da extensionista da Emater/RS-Ascar no município, Silvia Grassiani.
“Estamos bastante satisfeitos com os resultados do Projeto Flores para Todos na região. Verificamos que o projeto, além de se mostrar como uma alternativa de renda para as unidades de produção familiares, ajuda a trabalhar o bem-estar das famílias envolvidas na atividade, melhorando a sua qualidade de vida”, ressalta a extensionista da Emater/RS-Ascar do Escritório Regional de Caxias do Sul, Adelaide Juvena Kegler Ramos.
Crédito foto: Divulgação Emater/RS-Ascar