Balões com formatos especiais vão colorir o céu de Torres
Este ano, o 32º Festival Internacional de Balonismo de Torres terá dez balões de formato especial. Será o Festival com maior número de balões de forma da América Latina. O cãozinho Bidu, ratinho, elefante, cangurús, corações, palhaço, picapau e mais, um balão surpresa, todos estarão em Torres entre os dias 14 e 24 de abril. Além destes, estão previstos para este ano a participação de 70 balões no Festival. As informações são do secretário municipal de Turismo, Fernando Nery.
Em todos os festivais estes balões dão um show à parte. Os balões de formatos especiais são conhecidos como special shape, diferentes dos balões tradicionais chamados de tipo gota. Para relembrar algumas participações, já tivemos em Torres a galinha pintadinha, palhaço, porco, bola, avião, siri, coração, cegonha entre outros.
Os enormes balões em formatos inusitados são mais difíceis de pilotar que os convencionais. Assim, no Brasil existe um seleto grupo especializado em pilotar esta modalidade, que é a grande sensação dos eventos.
Cãozinho Bidu
O cãozinho Bidu foi o primeiro balão em formato especial a ser confirmado. O balão de ar quente recria o primeiro personagem do cartunista brasileiro Maurício de Sousa, encanta crianças e adultos. O Bidu Balloon, construído pela AirFly para participar de eventos internacionais, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, já visitou os EUA, Canadá, México e alguns países da Ásia. O balão mede cerca de 33 metros e pesa em torno de 210 quilos. Será comandado pelo piloto paulista Luiz Paulo Assis.
Bidu é um cão azul, inspirado em um Schnauzer miniatura de origem alemã cor prata, meio azulada. Mauricio se inspirou no cachorrinho que ele tinha na infância, o Cuíca. A origem de seu nome provém de uma gíria usada nos anos 1960, significando esperteza.