Donos podem transmitir covid-19 a cães e gatos, diz estudo
Investigadores de Porto e Coimbra, em Portugal, realizaram estudo e concluíram que infetados devem tomar precauções para não transmitir doença aos animais domésticos.
Cães, gatos e furões fizeram parte do primeiro estudo seroepidemiológico realizado em Portugal, publicado esta semana, na Microorganisms, por pesquisadores do Porto e Coimbra. As principais conclusões são que “os animais de companhia, especialmente os gatos, são extremamente suscetíveis a ficarem infetados com o vírus SARS-CoV-2 quando os donos têm covid-19”, pelo que “devem ser tomadas medidas de proteção especiais nesses casos”, explicou, Isabel Fidalgo-Carvalho, coautora do estudo.
“Se os donos estiverem em confinamento por estarem infetados ou por suspeita de estarem infetados, devem evitar dormir com os animais, usar sempre máscara, lavar bem as mãos e evitar contatos demasiado próximos”, resumiu a investigadora, que sublinhou não terem encontrado qualquer caso de transmissão de animal para humano. “Foram sempre os donos a ter covid-19 primeiro e a transmitir aos animais. A mensagem a reter é que eles são mais vulneráveis que nós”, alertou.