Bispo de Frederico Westphalen é investigado por abuso sexual

O bispo Dom Antônio Carlos Rossi Keller, da diocese de Frederico Westphalen, no norte do Rio Grande do Sul, virou réu por abuso sexual. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça na tarde desta quinta-feira, 3, após voto favorável de três desembargadores da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do estado (TJ-RS), que acolheu por unanimidade, o recurso do Ministério Público (MP). No entanto, não foram obtidas mais informações devido ao processo tramitar em segredo de justiça, as informações são da Rádio Spaço FM.

Dom Antônio era denunciado desde agosto de 2020 pelo Ministério Público, mas a acusação não foi aceita pelo juiz de primeiro grau, Mateus da Jornada Fortes, de Frederico Westphalen. As apurações do MP sobre o possível abuso teve como base o relato de um ex-cerimoniário, que ajudava os religiosos em missas e outras tarefas da igreja. Na época, ele relatou ter sofrido abusos sexuais, quando morava com Dom Antônio, aos 13 anos de idade. Hoje, depois de passar por uma transição de gênero, a vítima atende por um nome feminino.

Em dezembro de 2021, Dom Antônio divulgou um vídeo nas redes sociais, onde falava a respeito das acusações. Na oportunidade, o bispo afirmou que todas as denúncias são falsas e que os envolvidos tem o intuito de ganhar dinheiro e desvirtuar a fé na Igreja Católica. Agora, o religioso aguarda o desfecho do caso na justiça.

Ele também irá responder criminalmente pela ocultação das denúncias feitas por um dos padres da diocese em 2017. Conforme o MP, ele teria ofendido a saúde psíquica do sacerdote ao deixá-lo sem salário e outros benefícios, inclusive o retirando da paróquia, com o objetivo de facilitar a ocultação e impunidade do caso.

Leia também:  Pelotas registra primeira morte de uma criança por coronavírus

Em nota, a Diocese de Frederico Westphalen informou que o judiciário não avaliou o mérito das falsas imputações, por não ser este o momento adequado para a análise do fato em si e que irá aguardar o momento oportuno para recorrer da decisão.

Confira a nota abaixo

A Diocese de Frederico Westphalen esclarece à comunidade que a denúncia que tramita contra o bispo Dom Antônio Rossi Keller foi rejeitada em primeira instância. Em segunda instância, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) entendeu que a denúncia, apesar de suas falhas, possui os requisitos formais mínimos para recebimento. Cabe recurso da referida decisão, o que será feito no momento oportuno.Convém esclarecer que o Judiciário não avaliou o mérito das falsas imputações, por não ser este o momento adequado para a análise do fato em si.
Com respeito à comunidade e à Justiça, a Diocese aguarda os próximos passos, confiante na retidão do julgamento e sempre em defesa da verdade.

Frederico Westphalen, 03 de fevereiro de 2022

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo