Confira quais serão os reajustes do IPTU nos municípios: Cotiporã, Fagundes Varela, Veranópolis e Vila Flores

IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, é o tributo, anual, referente a imóveis edificados em uma região urbana .

Cada município, porém, escolhe os critérios para a cobrança, fato que faz com que, muitas vezes, o percentual de reajuste varie conforme a cidade. Em outras palavras, cada município, em lei, possui um indicador fixo, responsável por reajustar o valor do IPTU todo ano. Na microrregião de Veranópolis, cada município segue um índice diferente, fato que faz com que a variação de reajustes ocorra.

Reajuste e descontos em Cotiporã

Cotiporã segue o INPC acumulado de novembro, ou seja, terá reajuste de 10,96%. Em relação ao desconto para cota única, ele será de 10%, valor já aprovado pela Câmara de Vereadores no final de 2021. A cota única deverá ser paga até o dia 22 de março e, para quem decidir parcelar, o prazo para pagamento da primeira parcela é o dia 20 de abril. O número total de vezes para pagar é cinco. Os boletos poderão ser retirados pela população no mês de fevereiro, na Prefeitura.

Reajuste e descontos em Fagundes Varela

Fagundes Varela, no ano de 2021, seguiu o reajuste a partir do índice do IPCA-15. Para o exercício de 2022, era previsto que fosse com base no IPCA. Sendo assim, o reajuste é o mesmo que no município de Veranópolis, de 10,06%. A Secretaria da Fazenda prevê que ocorra o desconto de 5% para a cota única, mas o valor ainda não foi determinado, bem como as datas para pagamento das parcelas, sendo que ambas as informações devem ser analisadas e propostas por decreto, após passar pela Câmara de Vereadores do Município, que deve ocorrer no mês de fevereiro.

Leia também:  Homem é preso com quase 300 kg de carne de capivara sem refrigeração em Sant'Ana do Livramento

A ideia é que se mantenha o número de quatro parcelas possíveis e que as guias passem a ser acessadas pela comunidade apenas de forma online, pelo site da prefeitura do município.

Após aprovação ou alteração por parte do Legislativo municipal, os descontos definitivos serão divulgados.

Reajuste e descontos em Veranópolis

Em Veranópolis, o índice aplicado para o reajuste no valor do IPTU é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o qual é utilizado para observar tendências de inflação. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior taxa acumulada no ano desde 2015, quando o IPCA foi de 10,67%. Neste ano, o índice está em 10,06%, situação que reflete no reajuste que o município aplicará no IPTU. Logo, os veranenses pagarão 10,06% “mais caro” o seu IPTU em 2022. O número é maior que no ano de 2021, visto que o reajuste, naquele ano, foi de 4,52%.

As guias podem ser obtidas de forma online pelo site da Prefeitura, www.veranopolis.rs.gov.br, e serão enviadas pelos Correios no mês de abril. O prazo de vencimento para o pagamento à vista do imposto é o dia 16 de maio. Em relação a parcelamento, o vencimento da primeira parcela, é também para o dia 16 de maio.

Em relação ao desconto, ele será encaminhado para votação na Câmara Municipal no mês de fevereiro.

Reajuste e descontos em Vila Flores

Vila Flores segue o IGP-M acumulado em dezembro de 2021, ou seja, terá reajuste de 17,78%. O município, no momento, está finalizando o projeto que definirá questões como desconto e prazo de vencimento das parcelas, para, ainda nos próximos dias, encaminhar para apreciação e votação no legislativo vilaflorense. Com o aumento no percentual do reajuste, a intenção do município é de oferecer 20% de desconto para a cota única, percentual que deve ser analisado pela Câmara. Os vilaflorenses devem receber as guias pelo correio, ou acessá-las de forma online, pelo site da prefeitura.

Leia também:  Receita Estadual deflagra Operação Quatrilho para apurar sonegação de ICMS no setor metalmecânico

Após aprovação ou alteração por parte do Legislativo municipal, os descontos definitivos serão divulgados.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo