Porto Alegre já tem seis casos da variante Ômicron
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou nesta quarta-feira, 15, mais três casos positivos para a variante Ômicron do coronavírus. Destes, dois estão vinculados ao primeiro caso registrado na Capital. Já o terceiro se trata de um viajante que, depois de chegar a Porto Alegre, sentiu sintomas respiratórios e realizou teste RT-PCR em laboratório privado. Até agora, são seis casos na Capital. As amostras dos casos positivos seguem para realização de sequenciamento total no Laboratório Central do Estado (Lacen).
Os pacientes apresentam sintomas leves, cumprem isolamento domiciliar e relataram à vigilância epidemiológica terem recebido pelo menos uma dose de vacina contra Covid-19. Devido à inoperância dos sistemas do Ministério da Saúde, a condição vacinal de cada pessoa não pode ser confirmada até o momento.
A partir desta quarta-feira, a SMS divulgará diariamente atualização sobre a vigilância da variante. A Diretoria de Vigilância em Saúde reforça a importância das medidas preventivas – uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e esquema vacinal completo contra Covid-19 – incluindo a dose de reforço.