RS tem 1º caso confirmado da variante ômicron do coronavírus; é o 6º caso do Brasil

O governo do Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso da variante ômicron do coronavírus no estado, nesta sexta-feira (3). Um sequenciamento genômico feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) afirma que a infectada é uma mulher residente em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, que voltou de viagem da África do Sul na última semana.

O caso é o sexto identificado no Brasil. Até então, o Ministério da Saúde havia notificado cinco infecções pela variante no país.

Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a mulher está em isolamento domiciliar e acompanhada pela vigilância em saúde do município. Os contactantes também serão testados para a doença. A mulher infectada havia tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 e apresentou febre.

“Quero tranquilizar a população santa-cruzense de que fizemos todos os encaminhamentos que a ciência e os protocolos mundiais nos indicam, como o isolamento domiciliar e testagem de todos os contactantes”, disse a secretária da Saúde do município, Daniela Dumke.

As amostras analisadas pelo estado que resultarem positivas e com carga viral suficiente passam por um teste de RT-PCR específico para a identificação de possíveis casos da variante ômicron. Confirmada a suspeita, essa amostra passa por um sequenciamento genético completo para a confirmação, que pode ser realizado no Cevs ou na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

“Com essa nova variante em circulação, é ainda mais necessário que a proteção seja efetiva, especialmente com uma alta cobertura vacinal”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A variante ômicron tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína “spike”, chave que o vírus usa para entrar nas células que é alvo da maioria das vacinas.

Leia também:  Gaúcho, considerado o 'mais tatuado do Brasil', realiza terceira sessão para remover desenhos no rosto

Com informações do Portal G1.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo