X Seminário da Polícia Civil – “180 anos da Polícia Civil: especialização, inovação e qualificação” é realizado em Canela

A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (02), o primeiro dia do X Seminário da Polícia Civil – “180 anos da Polícia Civil: especialização, inovação e qualificação”. O evento, que teve a sua 1ª edição em 2012, neste ano ocorre no Tri Hotel, na cidade de Canela, na Serra Gaúcha. Entre hoje e amanhã, serão tratados diversos assuntos de interesse da Instituição, por meio de palestras e painéis.

Em seu discurso de abertura, a Presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) e Chefe da PCRS, Delegada Nadine Anflor,  enfatizou a importância de um seminário como esse, o qual traz uma consolidação da gestão do então Chefe de Polícia, Delegado Ranolfo Vieira Júnior – hoje, Vice-governador e Secretário da SSP.  “Esse grande evento demonstra a consolidação e continuidade que a polícia tem, independentemente de quem esteja no posto de comando. São dez seminários até agora, são momentos que toda a polícia se capacita e se integra ainda mais. Nesse ano, dentro do calendário dos 180 anos da PCRS, esse seminário se torna ainda mais especial, pois Deus nos permitiu estarmos aqui, todos juntos, de maneira presencial”. 

Na parte da manhã, o primeiro painel teve como tema “Especialização na investigação de homicídios: reestruturação orgânica e capacitação.” Conduziram a atividade o Vice-Governador do Rio Grande do Sul e Secretário da Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, e a Diretora do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegada Vanessa Pitrez. Como mediador esteve o Delegado Fábio Motta Lopes, Subchefe da Polícia Civil gaúcha.

Na sequência, o 2º Painel, mediado pela Delegada Viviane Nery Viegas, Diretora da Divisão de Comunicação Social e Relações Institucionais (DCS), da PCRS, teve como palestrante o advogado criminalista, professor doutor Paulo Fayet. O tema foi “Criminalidade organizada: aspectos investigativos e de imputação”.

Leia também:  BM e Polícia Civil, com apoio da PRF, participam da Operação Narco Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça

Ainda à tarde, o 3º painel “Organizações Criminosas: aspectos penais e processuais penais” teve como palestrante o Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Mauro Fonseca Andrade, e mediador o titular da Delegacia de Polícia de Canela, Delegado Vladimir Medeiros.

Já para encerrar as atividades do dia, o Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Jonas Tomazi, falou sobre “A importância da investigação financeira na Polícia Judiciária”. A mediação foi do Delegado Marcio Niederauer Nunes da Silva, do Gabinete de Inteligência e Estratégia (GIE) da PCRS.

O X Seminário da Polícia Civil é uma realização da Chefia de Polícia Civil, com apoio da Associação dos Comissários de Polícia.  O patrocínio é do Banrisul, Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm), Hex360 e Verbo Jurídico.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo