Nova variante do coronavírus detectada na Colômbia é monitorada pela OMS

Uma nova variante, descoberta na Colômbia, está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme informou o órgão nesta quarta-feira (1º). Batizada de “Mu”, a nova descoberta é considerada uma “variante de interesse”, ou seja, possui mutações que podem ser resistentes à vacinas, assim como a variante beta. As informações são do G1.​

Para entender as características na nova variante, mais estudos serão feitos pela OMS. De acordo com organização, em outros países da América do Sul e na Europa já foram relatados casos dessa variante.

A medida em que o vírus se espalha, modificações genéticas vão surgindo e isso é considerado natural que aconteça, segundo especialistas. Em sua maioria, quando surgem, não possuem grande diferença em relação à característica original do vírus. Porém, algumas mudanças podem impactar na capacidade de transmissão e na eficácia das vacinas.

A OMS caracteriza, desde 2020, o surgimento de novas variantes como “de interesse” ou “preocupantes”. A identificação é feita para priorizar as atividades de vigilância e pesquisa em nível global.

Existem, atualmente, quatro variantes do coronavírus classificadas como “preocupantes”: Alfa, Beta, Gama e Delta. Outras cinco são chamadas de “variantes de interesse”, como a Mu.

“Embora a prevalência global da variante Mu entre os casos sequenciados tenha diminuído e atualmente esteja abaixo de 0,1%, a prevalência na Colômbia (39%) e no Equador (13%) aumentou consistentemente”, completou a organização.

Com informações do Portal NSC TV.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo