Ocupação em leitos de UTI volta a crescer na macrorregião
As porcentagens de ocupação em leitos de UTI da macrorregião da Serra Gaúcha aumentou nos últimos dias. Nesta segunda-feira, dia 23 de agosto, a lotação na localidade é de 71,3%. Na cidade de Caxias do Sul é 70% e no Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, 95%. A motivação da crescente nos dados, além de um maior nível de demanda, decorre da diminuição no número de leitos de UTI existentes.
No Tacchini, por exemplo, cinco leitos foram desativados. De acordo com o superintendente do hospital, Hilton Mancio, a mudança faz parte de um processo natural e permite que os profissionais de saúde realocados de setor durante os momentos mais intensos da pandemia possam voltar às suas funções originais dentro da instituição. Contudo, ele deixa claro que os leitos podem ser reativados a qualquer momento em caso de necessidade.
Nas localidades citadas, a maioria dos pacientes internados não se relacionam com a covid-19. No Estado, 60,2% dos leitos de UTI estão ocupados, sendo 76,8% de lotação nos privados e 54,7 nos públicos.