Publicado novo decreto municipal com medidas mais restritivas, em Veranópolis
Foi publicado na tarde desta quarta-feira, dia 02 de junho, o Decreto Executivo nº 6.894, que determina medidas mais restritivas, objetivando barrar o avanço da covid-19. Segundo o prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli (MDB), as “condições são inegociáveis”, as regras serão fiscalizadas de forma intensa e buscam evitar o colapso do sistema de saúde municipal e regional. As medidas começam a valer a partir de hoje (02) e seguirão até o dia 14 de junho.
Confira, abaixo, as mudanças:
- Supermercados: lotação máxima de 30 pessoas, podendo apenas uma pessoa por família se deslocar ao estabelecimento;
- Academias: uma pessoa a cada 16m²;
- Comércio: até às 18h, não sendo permitido o funcionamento nos sábados à tarde;
- Bares: até às 18h em dia de semana e até às 13h no sábado, além da proibição de funcionamento no domingo;
- Restaurantes: poderão funcionar até às 22h;
- Igrejas fechadas;
- Eventos, esportes coletivos e clubes sociais: fechados, estando os últimos liberados apenas para caminhadas.
Demais serviços, como salões de beleza e pet shops, não serão atingidos pelas restrições e poderão seguir funcionando normalmente. Uma reunião com indústrias e empresas de construção civil foi realizada nesta quarta-feira, dia 02, objetivando alinhar questões referentes ao controle do vírus no ambiente de trabalho. Estabelecimentos que descumprirem as regras serão punidos com multa e em caso de reincidência serão interditados.
O município adota uma conduta mais restritiva que as cidades da região. O plano de ação da Serra Gaúcha, apresentado ao governo estadual após o recebimento de um alerta por parte do Gabinete de Crise do Estado, não indicava restrição aos serviços, apenas implementação de maior testagem e fiscalização. As medidas anunciadas nesta terça-feira, dia 1º, porém, foram soluções encontradas para barrar o grande avanço da doença na cidade.