Em plano de ação enviado ao governo estadual, Serra Gaúcha não indica restrições de atividades
No plano de ação da localidade consta maior fiscalização a festas clandestinas e ampliação da testagem da população
A Serra Gaúcha, por meio da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), encaminhou ao governo estadual seu modelo de ação que busca barrar o avanço da covid-19 na localidade. No plano, medidas de prevenção e de controle a aglomerações foram as principais indicações, sem haver proposição de novas restrições de atividades. Os prefeitos podem, porém, ser menos flexíveis que o modelo da macrorregião.
Em linhas gerais, no documento elaborado pelo Comitê Técnico da Amesne e encaminhado ao Estado, são sugeridas cinco medidas: a) desenvolvimento de uma ampla campanha de testagem em parceria entre o poder público e privado; b) execução de um plano de monitoramento dos pacientes positivos isolados, incluindo fiscalização para verificar se estão sendo cumpridas as orientações; c) conscientização da população quanto à necessidade de buscar atendimento médico assim que apresentar sintomas de síndrome gripal; d) aumentar a fiscalização dos protocolos obrigatórios, inclusive nos serviços essenciais; e) lançar uma campanha de conscientização e reforço dos protocolos de saúde.
A partir disso, uma reunião virtual entre prefeitos da região deve ser realizada no final de semana para detalhamento das medidas apresentadas ao Estado e organização dos municípios para o cumprimento de cada elemento.
– Pedimos para que todos entendam e compreendam esse momento para que a gente não precise retroagir nessa grande busca que tivemos, nessa luta que tivemos, para proporcionar o trabalho a todos – afirma Fabiano Feltrin, presidente da Amesne.
O plano de ação foi necessário visto que o Gabinete de Crise do Estado emitiu um alerta para a macrorregião, por conta do agravamento da pandemia na localidade. A Serra já havia recebido dois avisos na semana passada.
A situação em Veranópolis
O município, que já adotou medidas mais restritivas que as delimitadas pelo governo estadual, nas últimas semanas, não implementará nenhuma mudança de regramentos. As medidas seguirão as mesmas neste final de semana. A situação, a partir do avanço da pandemia, poderá ser reavaliada após a segunda-feira, dia 31. Veranópolis, assim como as demais 48 cidades da região, precisará implementar os planos de fiscalização e testagem propostos pela Amesne. Situação deverá ser planejada após a reunião entre os gestores, que ocorrerá no sábado, dia 29.