Segundo Metsul, primeira massa de ar polar expressiva do ano deve chegar no final da semana

A primeira forte massa de ar polar do ano pode chegar ao Brasil no próximo fim de semana. É que indicam os modelos meteorológicos analisados pela MetSul. A maioria das simulações computadorizadas aponta hoje uma forte incursão de ar polar de trajetória continental ingressando no território brasileiro na virada do mês.

Várias massas de ar frio já alcançaram o Centro-Sul do Brasil neste outono e provocaram um alto número de dias com mínimas negativas até agora na estação. Ocorre que, segundo a Metsul, estas incursões não chegaram a ser muito fortes e o ar muito seco associado foi determinante para as mínimas muito baixas. Isso fez com que as madrugadas fossem muito frias, mas as tardes agradáveis. Quando uma massa de ar polar de maior intensidade atua o dia todo tende a ser frio com mínimas e máximas baixas mesmo com sol.

Os dados analisados de hoje apontam que esta massa de ar polar derrubaria a temperatura não apenas no Sul do Brasil, mas também no Centro-Oeste e parte do Norte com friagem no final deste mês e no começo de junho. Com isso, não apenas capitais como Porto Alegre ou Curitiba teriam frio, mas também cidades como São Paulo e Campo Grande.

As últimas projeções analisadas pela Metsul do modelo europeu, indicam mínimas de 3ºC para Porto Alegre e ao redor de 0ºC para a região metropolitana no final de maio e início de junho. Para o interior, mínimas abaixo de zero em grande número de municípios com marcas tão baixas quanto -5ºC a -7ºC nos locais de maior altitude do Estado. Nenhum dado hoje aponta neve, mas apenas geada generalizada.

Leia também:  Secretaria da Saúde lança campanha para prevenção ao suicídio no Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo