Sinalização turística e no desenvolvimento do turismo histórico avançam no Roteiro Termas e Longevidade

O Termas e Longevidade no último mês colecionou avanços na sinalização turística e no desenvolvimento do turismo histórico, de bem-estar e de natureza. O macrorroteiro é destaque na Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha por possuir mais de duzentos atrativos turísticos distribuídos nas cidades de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores.

Cotiporã executou parte da instalação de placas de sinalização no centro e no interior do município. As placas indicativas visam facilitar o acesso aos pontos turísticos e é fruto de projeto que iniciou em 2020 e contempla 70 placas ao todo. No mês de junho, a expectativa é a instalação de mais 15 unidades. Com muito potencial de crescimento, Cotiporã tem na área urbana, acervo histórico e material, enquanto que na área rural, o turismo de aventura e de natureza é o principal destaque e já é reconhecido pelos que buscam muitas emoções nas alturas, através da prática de rapel entre outras atividades.

Já em Nova Prata, a grande novidade ficou por conta do lançamento do tema da 17ª edição do Festival Internacional de Folclore “Guardiões dos saberes ancestrais”. A temática vem para celebrar os saberes, as vivências dos mais velhos, que num tempo não tão distante, sentados à mesa ou ao redor do antigo fogão à lenha, compartilhavam com seus pares os dizeres e ensinamentos que carregam por gerações. A edição 2021 está prevista de 10 a 12 de setembro em formato virtual, de forma a garantir o bem-estar e a segurança de todos.

A cidade de Protásio Alves lançou a “Trilha da Barra Mansa” que em 13 quilômetros em meio a natureza reúne trilha na caverna, pontes e linhas férreas, marco mil da ferrovia, quedas de água e túnel. O participante da trilha poderá desfrutar da gastronomia típica colonial italiana que é oferecida pelos restaurantes do município. A trilha é considerada de dificuldade alta e por isso deve ser percorrida com guia, sob agendamento prévio que pode ser solicitado junto ao Secretário Municipal de Turismo, Roberto Prigol.

Leia também:  Após fuga, PRF apreende caminhonete carregada com bebidas e defensivos agrícolas na BR-290, em Caçapava do Sul

O Museu Municipal de Veranópolis recentemente ganhou destaque através das publicações sobre as atividades que desenvolve, nas mídias sociais. Fechado para reformas físicas e conceituais, através de publicações no Facebook.com/museuvera, exibe o projeto “MUMVER: Memórias e Perspectivas”, que tem como parte, uma exposição virtual que pode ser acessada em http://sway.office.com/YuivgpAFYRYFtUjn. Em celebração a semana nacional dos museus, até o final desta, haverá bate-papos virtuais que abordarão sobre “Edificação, preservação e patrimônio, na quinta-feira 20, e na sexta-feira, os trabalhos serão encerrados com a fala “Plano Museológico: Que bicho é esse?!”.

A Vila Capuchinhos em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Flores, abordou o objetivo de ampliação e planejamento de construção de novas áreas. O destaque fica por conta do novo parque termal com áreas verdes e de convivência, piscinas abertas e fechadas, lojas, restaurantes, espaços de recreação entre outros. O parque, que está em fase de Licença Prévia de Ampliação ofertará acesso ao público em geral, não necessitando hospedagem na Pousada para aproveitar os atrativos. Batizado de “Irmã Água Estação Thermal”, em alusão ao Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis que via todos os elementos da natureza como irmãos, a iniciativa vem engrandecer ainda mais o Roteiro Caminho Sagrado de Vila Flores.

O macrorroteiro Termas e Longevidade foi criado em 1997 por iniciativa da Instância de Governança Regional Uva e Vinho – Atuaserra em parceria com o poder público e entidades privadas dos municípios de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo