Comércio de Veranópolis e região estará majoritariamente fechado neste sábado
As portas fechadas devem ser observadas em todas as cidades da região
O comércio de Veranópolis precisará ficar com suas portas fechadas no próximo sábado, dia 1º de maio. Diante dos impasses legais impostos nas atividades dos funcionários no Dia do Trabalho, foi necessário que a Associação Comercial e Industrial de Veranópolis (ACIV) e o Sindilojas de Nova Prata, representantes dos lojistas do município veranense e da região, fizessem a mediação junto aos sindicatos dos trabalhadores, solicitando a abertura. Por conta do insucesso no acordo, de forma geral, o trabalho com a presença de funcionários não está permitida.
As portas fechadas devem ser observadas, também, nos municípios da região. A reivindicação dessa abertura parte do momento sensível que o setor passa, por conta da pandemia, aliado a proximidade do Dia das Mães.
Proprietários, todavia, poderão abrir seus estabelecimentos, desde que não convoquem os funcionários para o trabalho. Movimentos entre sindicato e lojistas, de forma individual, também podem garantir liberações pontuais. De forma majoritária, porém, segundo a ACIV, essa conduta não deverá ser observada de forma expressiva entre os veranenses.
O impasse acima é colocado por conta da Lei 11.603/2007, que afirma ser permitido o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, porém, apenas sob aval de convenção coletiva de trabalho. Assim, a situação faz com que acordos precisem ser consolidados entre lojistas e sindicato, caso haja o anseio de desenvolvimento das atividades.