Em Veranópolis, nova remessa não será suficiente para imunizar todos idosos que aguardam pela 2ª dose da Coronavac
Idosos com 73 e 74 anos serão completamente contemplados, porém, longevos com 69 anos precisarão aguardar o próximo lote para se vacinar.
Veranópolis receberá a 14ª remessa de vacinas contra a covid-19, que começará a ser aplicada no município já na próxima segunda-feira, dia 26 de abril. Ao total, são 555 novos imunizantes destinados à cidade, sendo desses 435 da Astrazeneca e 120 da Coronavac. Este último, em especial, será direcionado para a aplicação de segunda dose em idosos que já completaram 28 dias da primeira imunização com a vacina do Butantan, porém, não conseguiram se vacinar por falta de doses, na última semana. A faixa etária desses grupos é de 73, 74 e 69 anos.
Contudo, segundo estimativa da Secretaria de Saúde, apesar do quantitativo contemplar o grupo de longevos com 73 e 74 anos, os de 69, que deveriam ter sido vacinados na quinta-feira, dia 22, não conseguirão receber as doses e precisarão aguardar o próximo lote. Essa situação é decorrente do atraso da produção das vacinas e o consequente envio insuficiente de doses por parte do Ministério da Saúde. Cerca de 300 imunizantes ainda serão necessários para sanar a demanda atual de segundas doses da Coronavac. O mesmo cenário de falta é visto em outros municípios.
Diante do contexto, a eficiência do esquema vacinal é colocada em questão. A vigilância epidemiológica da cidade, porém, afirma que apesar do ideal ser a realização da aplicação da segunda dose após 28 dias da primeira, as recomendações do Estado apontam a possibilidade de disponibilização a qualquer momento, sem prejuízos de imunização.
Entrevista tratou sobre o tema
Vacinação para idosos de 73 e 74 anos ocorrerá na próxima segunda-feira
Na segunda-feira, dia 26 de abril, idosos com 73 e 74 anos, que não realizaram a vacina no dia 20 de abril, devem se dirigir somente ao Posto de Saúde Central, no horário das 08 às 16 horas, para receber o imunizante. É necessário que o idoso leve junto o cartão de vacinação.
Ainda não há data para aplicação da segunda dose para idosos de 69 anos. Será necessário, como exposto, aguardar nova remessa.