Hospital de Veranópolis apresenta lotação na ala destinada à covid-19
Dos 13 leitos reservados às pessoas com o vírus, 15 estão sendo utilizados.
Nesta segunda-feira, dia 1º de março, a situação do Hospital São Peregrino Lazziozi apresenta-se delicada, principalmente na ala destinada para casos de covid-19. Ao total, dos 13 leitos reservados para o coronavírus, 15 já estão sendo utilizados, ou seja, há uma superlotação, fato que faz com que sejam remanejados leitos de outras áreas para pacientes com a doença.
Além disso, um caso em especial preocupa. Um senhor, de 65 anos, aguarda um leito de UTI no setor de emergência. Ele, que possui o vírus, está em uma situação bastante delicada, precisando ser encaminhado a um hospital de alta complexidade. Porém, mesmo com os esforços dos responsáveis, uma vaga ainda não foi encontrada para ele, e também, não há previsão para que isso possa ocorrer. A situação é crítica e ocorre, simultaneamente, em todo o RS.
O HCSPL, ao total, consegue ampliar os leitos covid-19 até cerca de 20, 22, ou seja, após ser necessário expandir a esse montante, planos de emergência precisarão ser adotados.
A preocupação, em geral, é que o aumento de internações foi repentino. O número de pacientes, que era de oito na sexta-feira, dia 26, quase dobrou até este momento.
A recomendação da diretoria é que as pessoas evitem ao máximo buscar o hospital e dirijam-se a outras unidades de saúde, como as ESF’s, se possível. A casa é referência para Veranópolis, Vila Flores, Cotiporã e Fagundes Varela.