Todos os municípios da microrregião adotaram a cogestão da Serra Gaúcha
Fato permite que haja flexibilizações em detrimento do que foi decretado pelo governo estadual. Das cidades, apenas Veranópolis terá alguns pontos com menos flexibilizações.
Na segunda-feira, dia 22 de fevereiro, a Serra Gaúcha foi classificada na bandeira preta no mapa definitivo do distanciamento controlado. Com isso, uma série de restrições será imposta aos cidadãos dessa região, com o objetivo de barrar o avanço da pandemia de covid-19.
Como a cogestão está vigorando, medidas menos restritivas poderão ser adotadas pelos municípios, partindo do pressuposto da autonomia de cada região.
Na microrregião de Veranópolis, todos os municípios adotarão o modelo de cogestão da Serra Gaúcha como decreto municipal entre esta terça-feira, dia 23 de fevereiro, a segunda-feira, dia 1º de março.
Cotiporã, Fagundes Varela e Vila Flores estarão adotando as medidas na íntegra, sem mudança. Veranópolis, porém, apesar de adotar os fatores menos restritivos da cogestão, irá restringir dois pontos em seu decreto municipal: atividades religiosas e bares.
Os bares deverão ficar fechados, apenas trabalhando internamente e com sistema de tele-entrega. As atividades religiosas não podem ocorrer com público.
Além disso, em todas as cidades, está delimitada a suspensão de atividades entre às 20h e 5h, devendo ser o ato amplamente fiscalizado pelos Poderes Públicos Municipais.