Volta às aulas em Fagundes Varela: retorno ocorrerá com ensino híbrido
Na rede municipal a volta data para 22 de fevereiro, já na rede estadual, para 08 e 15 de março
Em meio a um cenário ainda atípico, a volta às aulas em Fagundes Varela irá acontecer no ano de 2021. O ano letivo de 2020, que acabou no dia 31 de dezembro de 2020, ficará próximo do início das atividades de 2021, que data para fevereiro. Com o objetivo de um retorno presencial seguro, as escolas da cidade adotarão o modelo híbrido.
A Escola Municipal Caminhos do Aprender, única instituição de ensino da rede municipal, retornará as aulas da pré-escola e ensino fundamental no próximo dia 22 de fevereiro.
A sistemática para organização dos alunos é ímpar. Cada série será dividida em dois grupos. Os alunos do 1º, 2º e 3º ano terão metade da turma estudando na parte da manhã e outra na parte da tarde. Assim, eles não ficarão nenhum dia da semana sem ir à escola. Essas turmas, porém, possuem ensino integral, por isso, o contraturno, será feito de forma on-line, em casa.
Já os alunos do 4º e 5º ano terão aula todas manhãs. As séries também serão divididas em 50%, para diminuir o número de jovens por sala, mas todos os alunos estarão juntos na escola, mesmo que em locais separados.
A creche, contudo, ainda não possui data de retorno. Quando ocorrer, deve ser após o dia 22 de fevereiro e com aulas presenciais, mas com turmas reduzidas. A estrutura da escola, porém, não estava pronta para essa alta demanda, por isso, nesses meses de janeiro e fevereiro, está passando por melhorias.
No Colégio Estadual Ângelo Mônaco, que possui o ensino fundamental anos finais e ensino médio, as aulas começarão após a rede municipal. Para o fundamental a volta prevista é 08 de março e para o médio 15 do mesmo mês. A volta será de forma híbrida, em que metade das turmas irá em uma semana e a outra metade na semana seguinte. Os que permanecem em casa mantém o vínculo com ensino on-line.