A “fila” da vacina: como estão sendo aplicados os imunizantes contra a covid-19 que chegam a Veranópolis

Ao total, 289 pessoas já receberam a vacina, estando entre elas 56 idosos institucionalizados e 233 profissionais da saúde

A vacinação contra a covid-19 em Veranópolis, que começou efetivamente no último dia 20 de janeiro, está em pleno andamento. Ao total, 530 doses chegaram ao município nos últimos dias (330 da Coronavac e 200 da Oxford/AstraZeneca) e 289 já foram aplicadas. Destas, 56 foram em idosos que moram em asilos e 233 em profissionais que atuam na linha de frente contra a doença.

A imunização na cidade, que está sendo guiada com o princípio de ser feita com calma e responsabilidade, deve seguir acontecendo nos próximos dias e respeitando a ordem de vacinados delimitada pelo Ministério da Saúde. As 330 doses, correspondentes ao primeiro lote, terminarão de ser aplicadas nesta terça-feira, dia 26 de janeiro.

Neste momento, as 530 vacinas que chegaram começaram a ser, estão e seguirão sendo aplicadas em profissionais da saúde. As pessoas escolhidas são as que atuam diretamente com casos de covid-19 e que possuem uma importância ímpar no controle da pandemia. Todos os idosos em casas de repouso e profissionais que atendem esses senhores também já estão imunizados.

Ao total, um levantamento da Secretaria de Saúde apontava que 630 profissionais de saúde atuam na cidade, entretanto, retirando os que não são de grupos prioritários, ou seja, que não atuam diretamente com covid-19, como educadores físicos e esteticistas, o montante de 530 dará, provavelmente, conta desse grupo.

Assim, aos poucos, esses grupos estão sendo expandidos dentro da categoria. Após a imunização na atenção básica e pública de saúde, será aberta a imunização para alguns consultórios particulares, que atendam aos requisitos necessários. Esse fato se enquadra dentro dessas 530 doses.

No tocante aos próximos “na fila” da vacina, ainda não há definição clara. Outra remessa, a terceira, porém, deve chegar nos próximos dias. Na sexta-feira, dia 22 de janeiro, um lote com 4,8 milhões da vacina Coronavac, desenvolvidas junto ao Instituto Butantan e o laboratório Sinovac, foi aprovado pela Anvisa. Desses, 53,4 mil doses já chegaram ao RS e devem estar na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Caxias do Sul, no final desta semana. Após isso, Veranópolis poderá buscar suas doses. Ainda não há especificação de número e de datas.

Leia também:  Homem sofre queda de quatro metros de altura no centro de Veranópolis

Com esse novo montante, a projeção é que novos grupos sejam atendidos. Ainda não há definição, porém, de quais serão, mas projeta-se que sejam idosos ou professores.

O futuro, assim, ainda não está definido, porque depende do alcance que essas primeiras doses (530) terão. Caso elas deem conta das necessidades e haja a autorização por parte do Ministério da Saúde, novos grupos começarão a ser imunizados com as novas doses, entretanto, esses ainda não estão definidos.

Em relação as vacinas já aplicadas, dos grupos que foram convidados, apenas oito pessoas negaram-se a receber o imunizantes. Foram elas, dois idosos e seis profissionais da saúde. A vacinação não é obrigatória, mas é recomendada, visto que, as vacinas foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador e independente.

– sim, é importante (a vacinação), é um momento singular, é a ferramenta que temos nesse momento para vencer esse contexto – afirma a Secretária de Saúde, Vanessa Calioni.

Entrevista tratou sobre o tema, assista

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo