Volta às aulas em Cotiporã: retorno ocorrerá no mês de março e com ensino híbrido
Decisão foi tomada a partir de pesquisa com a comunidade escolar
A Prefeitura de Cotiporã, através da Secretaria de Educação e Desporto, preparou três planos de ações para o retorno das atividades com os alunos na Rede Municipal de Ensino. Conforme a Secretária da Educação e Desporto, Lilian Zechin, o planejamento abrange três modelos de retorno às aulas: ensino a distância, híbrido e integral.
Neste mês de janeiro, foi realizada uma pesquisa com as famílias dos estudantes, a fim de coletar dados para organizar o retorno às aulas. Segundo a pesquisa, o percentual de estudantes que frequentariam as aulas presenciais seria: 80,5% na E.M.E.F Caminhos do Saber e 85,7% na E.M.E.I Amor e Carinho.
A previsão para o início das aulas é dia 1º de março deste ano, com o atendimento aos alunos da Pré-Escola e Ensino Fundamental. O modelo de retorno adotado será o ensino híbrido, com aulas presenciais e a distância. Os grupos atendidos pelas Escolas serão compostos por 50% dos estudantes, seguindo as orientações e protocolos de prevenção e combate a Covid-19. Para viabilizar o acesso às aulas, também será ofertado o transporte escolar.
Dependendo da classificação do Município no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, poderão ocorrer alterações nas ações adotadas para o retorno das aulas.
Para o Prefeito Municipal Ivelton Mateus Zardo, o retorno das aulas está sendo preparado de forma consciente, aliando a segurança ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos cotiporanenses. Ivelton agradece e parabeniza os profissionais da educação pelo planejamento e dedicação na organização do retorno, bem como a transparência e comunicação que tiveram com os pais dos estudantes.