Volta às aulas presenciais: Associação de municípios da Serra defende retorno com autonomia dos prefeitos

Nesta terça-feira (25), a partir das 09h, uma reunião entre Ministério Público, Famurs, Governo do RS, Tribunal de Contas do Estado e Associações dos Municípios acontece de forma virtual, tendo como principal objetivo o diálogo sobre a volta às aulas presenciais. Outra reunião sobre o tema já havia sido feita na semana passada, no dia 19, quarta-feira.

O debate em relação ao tema é abrangente e divide opiniões. O governador Eduardo Leite afirma observar a possibilidade do retorno às aulas presenciais.

– A gente tem ainda novas reuniões, hoje, do nosso comitê científico, amanhã, nova rodada com a Famurs e com o Ministério Público. Vai ter a participação de epidemiologistas. (…) E a gente espera, com isso, consolidar uma posição sobre o retorno ou não, nas próximas semanas, ao longo dessa semana. Se vamos retornar ou não, a gente pretende até a quinta-feira ter uma consolidação. Eu ainda insisto que vejo a possibilidade de um retorno com regras com horários reduzidos, turmas reduzidas, para faixas específicas de ensino. Mas nada será feito de forma abrupta – respondeu Leite, durante coletiva de imprensa realizada pela internet.

A decisão do governo estadual deve ser oficializada na próxima quinta-feira (27).

A Serra Gaúcha coloca-se, também, positiva a liberação, entretanto, observa como central o protagonismo dos prefeitos na decisão de retornar ou não. Isto é, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) posiciona-se a favor da possibilidade de retorno às aulas, mas acredita que seja necessário que os prefeitos analisem a realidade de seu município e decidam ou não retornar.

A microrregião de Veranópolis já expôs seu posicionamento: a maioria não concorda com o calendário de Leite. Veranópolis, Fagundes Varela, Cotiporã e Vila Flores já estão com seus protocolos próprios de retomada prontos e devem seguir eles.

Leia também:  Escola Municipal Felipe dos Santos inaugura reforma em Veranópolis

Relembre o cronograma proposto por Leite

O cronograma estadual prevê retorno em fases, começando em 31 de agosto para Educação Infantil, seguida pela volta do Ensino Superior, duas semanas depois. Na semana seguinte, voltariam os alunos e professores de Ensino Médio. As aulas do Ensino Fundamental voltariam em duas etapas, nas duas semanas posteriores.

  • 31/8 – Educação Infantil (público e privado)
  • 14/9 – Ensino Superior (público e privado)
  • 21/9 – Ensinos Médio e Técnico (público e privado)
  • 28/9 – Ensino Fundamental – anos finais (público e privado)
  • 8/10 – Ensino Fundamental – anos iniciais (público e privado)

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo