Caminhos do Talian resgata a história dos imigrantes Italianos e de suas falas

Inicia esta semana e prossegue até dia 30 de agosto, a programação do “Caminhos do Talian” por meio das mídias sociais do Roteiro Caminhos de Pedra, que resgata o dialeto, variante da língua vêneta, também conhecido como dialeto vêneto.

Em 2020, esta será a quinta edição do “Caminhos do Talian”, celebração que busca resgatar e manter viva a cultura dos imigrantes que vieram para a região, especialmente no Distrito São Pedro de Bento Gonçalves.

Nas mídias sociais, uma série de publicações contará de forma resumida, a história dos imigrantes que aqui se instalaram, desbravando terras e superando as dificuldades como a falta de comida, de abrigo e de fala. Além da diferenciação entre dialetos das várias regiões do vêneto, não entendiam o português, tiveram que aprender algo em português e se comunicar com seus vizinhos italianos. Assim, começava uma nova língua com base nos dialetos vêneto.

A programação do “Caminhos do Talian” que nos anos anteriores envolvia apresentações artísticas, mostras de cinema italiano em escolas, oficinas para a comunidade, palestras para os visitantes e outras atividades culturais, este ano foi adaptada e será somente digital, para que todos possam acompanhar em casa, por meio das mídias sociais. Após o resgate histórico, as publicações focarão em apresentar o “Talian” no dia a dia da comunidade regional, que teve sua fala muito influenciada pela língua vêneta.

Sem conseguir fazer apresentações pessoalmente, o Coro Caminhos de Pedra fez gravações de músicas típicas em talian e/ou italiano, para que todos possam conhecer ou mesmo relembrar, já que a música tem papel fundamental para a manutenção cultural, resgate das lembranças e das histórias do cotidiano dos primeiros imigrantes.

Para a presidente da Associação Caminhos de Pedra, Maristela Pastorello Lerin, resgatar estas memórias tem grande valor tanto para quem lembra dos seus pais e avós contando, quanto para o futuro de jovens e crianças. “O Caminhos do Talian foi pensando para dar continuidade as nossas raízes culturais. Através do dialeto, valorizamos a história e as nossas famílias, que foram responsáveis pela construção do que hoje é o Roteiro Caminhos de Pedra”, afirma.

Leia também:  Caso Sarah: MPRS denuncia quatro pessoas pelos homicídios em Porto Alegre

O projeto teve que ser totalmente adaptado para as mídias digitais, contou com o apoio da professora de Talian Mirna Madalosso, que desenvolve o projeto de resgate da cultura italiana em São Pedro desde 2016, Jussara Schwarz Rasador, professora de dança infantil e a própria presidente da Associação, Maristela Lerin.

Serviço

O quê: Resgate da história dos imigrantes Italianos e de suas falas – Caminhos do Talian

Onde: Nas mídias sociais – https://www.instagram.com/roteirocaminhosdepedra/ e https://www.facebook.com/roteirocaminhosdepedra/

Quando: de 17 até 30 de agosto de 2020.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo