Presidente da Famurs fala sobre a mudança no modelo de Distanciamento Controlado
Nesta terça-feira (04), uma reunião foi realizada com o governador do RS, Famurs e representantes das associações municipais, para definir as mudanças no modelo de Distanciamento Controlado, em que maior autonomia será cedida aos prefeitos.
Retrospectiva das discussões
Na segunda-feira (27), Eduardo Leite encaminhou um documento oficial para o presidente da Famurs, em que propunha maior liberdade de decisão aos prefeitos, em relação a flexibilizações ou restrições nos setores econômicos de seus municípios.
Alguns pontos, entretanto, não estavam sendo acordados por todas as associações municipais, sendo assim, consecutivas reuniões e debates foram realizados, para que, por meio do diálogo, pudesse haver um consenso.
Assim sendo, nesta terça-feira (04), uma reunião foi realizada para definir de fato como seriam realizadas essas mudanças e quais seriam elas.
As mudanças
Os municípios e entidades chegaram em um acordo e, na tarde desta terça-feira (04), Leite irá realizar um pronunciamento sobre as mudanças no Decreto Estadual.
Basicamente a situação vai funcionar da seguinte forma: como de costume, na sexta-feira o governador exibirá o mapa preliminar. Posteriormente, os comitês regionais se reunirão e irão delimitar se buscarão ou não flexibilizar/restringir. Diante disso, se por maioria e com dados científicos a decisão for de buscar maior ou menor restrições, poderão ser adotadas medidas diferentes das delimitadas pelo governo estadual.
Um exemplo pragmático: uma região classificada como bandeira vermelha na sexta-feira, podem classificar-se com medidas mais flexíveis que, caso a maioria dos prefeitos da localidade concordem com essa mudança. A associação dos municípios, sendo assim, deve encaminhar, para o Estado, em 48h, um documento apresentando essa vontade e demonstrando condições para isso.