Leitos de UTIs atingem 82% de ocupação e Serra Gaúcha poderá ter bandeira vermelha na próxima semana

Segundo o Portal Leouve, o Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul foi construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica. Com isso, criou-se um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

O Modelo dividiu o Estado em 20 regiões, que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total, 11 indicadores (como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis, dentre outros) determinam a classificação das bandeiras da região.

Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da segunda-feira seguinte

De acordo com a última atualização, a Serra Gaúcha está enquadrada na bandeira amarela, que representa um risco médio de indicadores. Contudo, a preocupação vem aumentando ao longo dessa semana, uma vez que a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva da região extrapolaram os 80% da capacidade. Com isso, a região seria enquadrada na bandeira vermelha, representando um risco alto no Modelo de Distanciamento Controlado.

O diretor do Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi, Jaime Kurmann, afirma que a Serra Gaúcha está com mais de 82% dos leitos ocupados e a situação é preocupante: “Já estamos na quarta, amanhã é feriado, e a questão das bandeiras é sempre divulgado no sábado. Acima de 80%, o critério é de bandeira vermelha, um ponto que pesa muito e preocupa a região.” Jaime conclui afirmando que a instituição está fazendo sua parte e que os profissionais da saúde seguem monitorando a situação das UTIs da região, com a esperança dos índices melhorarem.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo