Delegado de Veranópolis alerta população para golpes que estão sendo realizados
Nesta quarta-feira (03), o Delegado de Veranópolis, Tiago Madalosso Baldin, realizou esclarecimentos sobre o trabalho da Polícia Civil do município, em entrevista à Studio.
Sobre os crimes de estelionato, os quais estão acontecendo com bastante frequência, o Delegado reiterou a importância do cuidado e denúncia destes delitos.
Na oportunidade, Tiago diferenciou os tipos de estelionato existentes. O primeiro é aquele gerado pela ganância da vítima, um exemplo pode ser o famoso “golpe do bilhete”. O outro tipo refere-se a ingenuidade e boa fé da vítima. Neste caso, é muito comum números de Whatsapp serem clonados e quantias em dinheiro serem solicitadas para os contatos. As vítimas pensam ser seus amigos, porém, é um golpista que está por trás da tela. Sobre estes casos, Baldin reforçou a importância de entrar em contato presencial ou telefônico com a pessoa antes de fazer a transação e conferir os dados. “Os cuidados devem ser redobrados”, finalizou.
Outro tipo de golpe que é bastante frequente, refere-se aos “nudes”. Este possui por vítima do estelionato, basicamente, homens e mulheres, que buscam relacionamentos online, principalmente com menores.
Neste caso, contas “fakes”, majoritariamente com imagens de mulheres são usadas. A vítima do golpe recebe e manda imagens nuas, além de trocar mensagens sensíveis com este “fake”. Posteriormente entra a extorsão, isto é, o contato é feito pelo golpista, o qual pede dinheiro para que não sejam expostas as conversas. Sobre estes casos, Tiago reitera a importância de cuidar com o que é exposto nas redes sociais.