Professora de Artes de Nova Prata representa a região no programa Pré-Enem
“Novo canal da família gaúcha”, foram as palavras utilizadas pela Professora Janaina Casanova para caracterizar o programa Pré-Enem, este que está sendo implementado pelo Governo do Rio Grande do Sul, com o objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A docente é a única representante da região no projeto e conversou com a reportagem da Studio para esmiuçar detalhes sobre o trabalho.
O Programa
Janaina é professora de Artes na Escola Estadual de Ensino Médio Onze de Agosto, em Nova Prata e foi selecionada, entre diversos profissionais do Estado para gravar aulas direcionadas para a preparação dos vestibulandos gaúchos para o Enem. Sobre esta seleção, afirmou ter sido um processo bastante rígido e complexo, em que uma das avaliações exigia enviar um vídeo para falar sobre seu trabalho.
Quanto as aulas, estas serão disponibilizadas diariamente, entre as diversas áreas do conhecimentos, na TVE-RS ou pelo canal TV Seduc RS, com uma carga horária condizente ao número de questões presentes na prova de cada componente curricular.
A docente afirma que se trata de uma nova proposta de ensino, com ideias inovadoras, isto porque, a tendência atual é as aulas serem feitas à distância. O tempo de cada vídeo é de 50 minutos, estes que estão sob uma alta exigência para que sejam de extrema qualidade, lúdicos e atraentes. “São muitos desafios”, completou. O projeto começou no dia 18 de maio e irá até o dia 31 de outubro.
Janaina falou que está, agora, na Capital do Estado, pois as gravações são feitas diretamente dos estúdios da TVE e os espaços entre as gravações são momentos de planejamento e preparação das aulas.
Casanova afirmou que os docentes estão amparados por uma grande equipe que auxilia na adaptação dos professores, tanto aos meios digitais, como a estar na frente das câmeras. Fonoaudiólogos e demais profissionais ficaram a disposição para preparar os educadores a estes novos desafios.
O programa é democrático?
Diante desta questão, a professora afirmou acreditar que sim, isto porque, o Governo do Estado está organizando um projeto de expansão da rede de internet, para que os alunos que não possuem meios digitais nem televisão, possam receber, este conteúdo.
Reforçou que, as novas tendências são este estilo de ensino e a busca é, além do preparo para o ENEM, manter o vínculo com os alunos neste período de distanciamento.
Responsabilidade, felicidade e orgulho
Estes foram os três substantivos utilizados por Janaina para caracterizar seus sentimentos em poder representar a Serra Gaúcha em um programa de dimensão estadual. O momento é de reinvenção e se adaptar a novas plataformas e tendências é essencial, reiterou.
“Amo o que faço, amo a disciplina artes, acho fundamental”, finalizou a educadora, demonstrando sua paixão pelo seu trabalho e seu comprometimento com o ato de ensinar.
Mais detalhes sobre o programa e a experiência da professora serão debatidos em entrevista à Rádio Studio, na próxima semana.