Final de semana tem risco de temporais isolados em algumas áreas do RS

Segundo a Sigma Meteorologia, ao longo desse sábado (28) o avanço de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Uruguai e o RS, somado com pertubações na média troposfera devido a presença de um cavado de onda curta e a disponibilidade de calor e umidade, resultarão na formação de algumas áreas de instabilidade entre a tarde e a noite sobre áreas da região de fronteira com o Uruguai, principalmente municípios como Bagé, Aceguá, Herval, Pinheiro Machado, Jaguarão, Arroio Grande, Dom Pedrito, Santana do Livramento e Santa Vitória do Palmar, onde há risco de temporais isolados, que podem provocar chuva forte, descargas elétricas atmosféricas e rajadas de vento entre 60-70 km/h, não descarta-se a ocorrência de granizo isolado sobre essas regiões. Além disso, também há condições para pancadas de chuva e temporais isolados sobre áreas do norte e noroeste gaúcho, que inclui municípios como Santa Rosa, Frederico Westphalen, Três Passos, Horizontina e arredores.

Ao longo da madrugada e manhã desse domingo (29) as condições para instabilidade permanecem sobre toda faixa norte, noroeste e fronteira com SC, onde alguns modelos numéricos de previsão do tempo indicam acumulados entre 30 e 50 mm em alguns pontos dessas regiões. No período da tarde, as regiões como Serra Gaúcha, Costa Doce e fronteira com SC são as mais favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva. Nas demais regiões do estado faz calor a tarde, e os termômetros ficam acima dos 30ºC sobre áreas da região oeste, central, vales e RMPOA.

Na imagem abaixo, o campo de precipitação acumulada até a noite do domingo (29) do Modelo WRF rodado pela Sigma Meteorologia.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo