Prefeitura de Marau determina o fechamento de academias, casas noturnas e outros estabelecimentos

O prefeito de Marau, Iura Kurtz com o aval da comissão do COE/Centro de Operações de Emergência COVID-19, publicou na manhã desta quinta-feira, 19/03, novo decreto reforçando as medidas emergenciais para enfrentar o avanço do Coronavírus. O decreto entra e vigor já nesta sexta-feira, 20 de março, com prazo de vigência de 30 dias. O descumprimento das normas poderá acarretar em multa e até na cassação do alvará de funcionamento.

No novo decreto, o atendimento presencial na Prefeitura de Marau será suspenso, bem como em todos os setores e secretarias da administração pública, sendo priorizado o atendimento por telefone. As atividades no Museu Municipal, Casa da Cultura, Biblioteca Pública, Parques e Feira do Produtor também estão canceladas. Também está suspenso o acesso à parquinhos públicos, espaços kids, playgrouds e espaço de jogos em todo o comércio. 

Entre as determinações, está o fechamento de alguns estabelecimentos comerciais. Casas noturnas, pubs, bares noturnos, boates e similares, academias, CTGs e Clubes terão as atividades suspensas. Também ficam cancelados todo e qualquer evento realizado em local fechado.

Os restaurantes, bares, lancherias, padarias e refeitórios deverão adotar as medidas previstas no decreto. Entre elas estão: a lotação não poderá exceder 50% da capacidade máxima do estabelecimento; diminuição do número de mesas de forma a aumentar a separação entre as mesmas; ter prioridade para a tele entrega, além de inúmeras medidas de higiene. 
As mesmas medidas valem para o comércio e serviços em geral, que deverão trabalhar com equipe reduzida, com restrição ao número de clientes. Nos supermercados e farmácias, fica limitado o número de pessoas, sendo 1 pessoa a cada 4m² da área comercial do estabelecimento.

Ainda, ficam cancelados eventos realizados em local aberto com mais de 50 pessoas, bem como a aglomeração em salões de festas e demais áreas afins de condomínios ficam limitados a 30% da capacidade máxima. O decreto também regulamenta a movimentação em velórios, limitando a lotação de cada capela mortuária a 10 pessoas. Fica vedado também o transporte interurbano de passageiros aos estados e municípios em que já consta contaminação comunitária do COVID-19.

Leia também:  FMI se dispôs a ajudar o Brasil no debate do novo arcabouço fiscal

O transporte urbano de passageiros também deve intensificar as medidas de higienização e ventilação nos veículos, por intermédio de abertura de janelas.Os servidores públicos que possuem idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, portadores de doenças cardíacas ou pulmonares graves, diabetes e imunossupressão, mediante atestado médico.

Indústrias e Comércio

Através de resolução do COE, também está sendo recomendado que as indústrias e comércios, dentro das condições, dispensem funcionários acima de 60 anos e doentes crônicos, e que tomem medidas de higiene e controle da aglomeração.

Com informações da Rádio Vang FM.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo