Veranópolis não possui risco de falta de água por conta da estiagem nas próximas semanas

A reportagem da Studio entrou em contato com Valdemir Cremonini, Chefe da Unidade da Corsan de Veranópolis, para averiguar qual a situação de distribuição de água no município veranense e se a cidade corre o risco de um racionamento de água, por conta da estiagem que vem assolando o Rio Grande do Sul. Essa preocupação surge pois diversos municípios da região estão tendo falta de água, por conta da seca.

O primeiro esclarecimento feito por Valdemir foi que a falta de água nos últimas dias não é decorrente da falta de chuvas, mas sim pela reforma que está sendo realizada pela própria Corsan no primeiro recalque localizado junto ao Rio Retiro. Essa reforma faz com que falte água e que algumas redes e ramais acabem estourando em pontos do município, por conta da pressão que se forma nos canos. Um exemplo disso foi um grande rompimento que ocorreu no Centro de Veranópolis, saiba mais aqui.

Quanto ao racionamento por falta de chuvas, os veranenses não devem se preocupar, por ora. Segundo o Chefe da Unidade, mesmo que o nível do Rio Retiro esteja consideravelmente abaixo do normal, atualmente não há risco de falta de água por esse motivo. Contudo, esse cenário pode mudar se um volume de chuvas considerável não chegar a Veranópolis nas próximas semanas e ai sim um quadro de racionamento pode começar a se desenvolver.

Mesmo que a falta não seja uma preocupação do momento na cidade, o indicado é que as pessoas economizem a água e evite utilizá-la para lavagem de carros ou calçadas e demais desperdícios.

A Corsan, atualmente, produz 81 litros por segundo de água potável que é distribuída por mais de 128 km de rede. O consumo da população vinha se mantendo constante, porém, nos últimos meses vem aumentando, sendo outro alerta, pois se a estiagem permanecer e o consumo continuar crescendo pode ser enfrentado um racionamento.

Leia também:  Limpeza dos Arcos Norte e Sul interdita vias em Veranópolis nos dias 1º e 2 de novembro

Confira a situação do Rio Retiro, com imagens da Reportagem da Studio/Michelle Pértile:

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo