Integrante da Orquestra de Sopros de Veranópolis conta sobre experiência na Itália

Luana Marinello, toca violoncelo na OSV, está morando na Itália e compartilhou conosco um pouco da sua experiência em relação à música:

Neste período de estadia na Itália, vivenciei espetáculos e pude compreender o porquê a Itália é um dos grandes símbolos da arte. Os italianos respiram a arte, a música faz parte deles tanto no passado como no presente.

Para se ter ideia, eles vivem a música até mesmo num simples comercial de venda de automóveis que estava sendo exibido na tv aberta – o comercial se baseava numa pessoa carregando consigo um violoncelo e logo após era exibido o automóvel.

É emocionante entrar num teatro italiano e ver a quantidade de pessoas que acompanham os concertos clássicos, que prestigiam a música como um todo.

No último concerto que compareci, haviam mais de 150 músicos no palco reproduzindo a Nona Sinfonia de Beethoven – uma verdadeira obra prima!

Antes deste concerto, participei de um seminário realizado por um dos professores do Conservatório de Música Tchaikovsky no qual foi abordado a vida e a Nona Sinfonia de Beethoven. Assistir os quatro movimentos da nona sinfonia foi certamente algo que ficará eternizado na memória.

O que sensibiliza é observar que no palco não haviam microfones e nenhum auxílio de tecnologia – apenas músicos que se dedicaram e estavam reunidos para transformar aquele momento em um espetáculo, e acreditem, a acústica era perfeita! O teatro inteiro podia ouvir perfeitamente!

A cultura da música é iniciada logo nos primeiros anos escolares dos estudantes. As escolas oferecem aulas de solfejo, teoria e prática musical.

O país investe em cultura e isso contribui amplamente na vivencia cultural do seu povo – na formação como indivíduo e como músico.

Leia também:  Acessos a pontos turísticos de Veranópolis seguem interditados para garantir a segurança

Informações e foto Orquestra de Sopros de Veranópolis.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo