Mais de 7 mil ocorrências foram atendidas pela Brigada Militar em Gramado e Canela em 2019

Tão ou mais importante que realizar prisões é evitar que a ação criminosa aconteça. Com o policiamento ostensivo atuante, a presença de viaturas e do Policial Militar fardado nas ruas é que conseguimos reprimir os crimes. Desta forma, é possível transmitir a sensação de segurança para as comunidades, para os turistas e visitantes que procuram a região, por ser este um dos principais atrativos.

Capitão Lemartine Venzo, comandante do policiamento da Brigada Militar de Gramado e respondendo pelo Comando de Canela, ressalta o trabalho realizado em 2019: “Houve uma significativa diminuição dos furtos na região e isso não é à toa, é o resultado de um trabalho árduo, de um planejamento, organização e o empenho de cada um dos Policiais Militares, que fazem a diferença”.
“Muitas pessoas nem percebem, ou esquecem, mas enquanto dormem há uma viatura e Policiais Militares nas ruas garantindo a tranquilidade da comunidade e impedindo que o crime aconteça”.

No ano de 2019 foram 7.085 ocorrências atendidas, sendo 3.670 pela Brigada Militar em Gramado, com 494 prisões; e 3.415 atendidas pela BM em Canela, com 851 prisões. Se contar os dois municípios foram 1.345 prisões, um aumento em relação ao ano de 2018, quando foram 1.260 prisões.

Importante destacar o número de abordagens de pessoas e fiscalização em veículos: Em Gramado foram mais de 49 mil pessoas identificadas e quase 35 mil veículos. Em Canela foram quase 26 mil pessoas e 15 mil veículos. Outra preocupação com a prevenção são as visitas nas escolas, seja com o Proerd ou com a patrulha escolar, tendo sido mais de 1.800 durante o ano que passou.

“É possível computar as ocorrências atendidas, as prisões realizadas, mas não conseguimos mensurar o número de crimes que evitamos com a presença da viatura, seja nos pontos turísticos, na área central e nos bairros. As abordagens realizadas pelos policiais e a presença real da Brigada Militar contribuem para constranger ou inibir o criminoso que tem a intenção de praticar algum ato ilícito, reitera Capitão Venzo.”

Leia também:  Diácono de Nova Prata, Cristian Fabiani, será ordenado padre no próximo domingo, 21 de maio, em Bento Gonçalves

O oficial ainda lembra o incremento do efetivo permanente nos municípios e o reforço para os eventos. “Mais do que lamentar da situação, por um ou outro motivo, reconhecemos a importância de termos em nosso efetivo, Policiais Militares comprometidos com a comunidade. Procuramos ainda, planejar o policiamento de acordo com os eventos das cidades e direcionar as forças em horários de maior incidência. Em agosto tivemos a chegada de novos PMs vindo de cursos de formação. Durante o ano contamos com o entendimento do comandante regional (CRPO Serra), que atende com reforço para nossos principais eventos do ano. o Ainda o incansável trabalho do Pelotão de Operações Especiais (POE) sempre pronto para agir em qualquer área do nosso Batalhão, sendo uma tropa especializada para situações de pronta resposta e repressão qualificada”.
“Em 2020 a Brigada Militar vai continuar trabalhando para prevenir os crimes e proteger o cidadão de bem”, finaliza o capitão Venzo.

PRINCIPAIS PRISÕES EM GRAMADO EM 2019:
Foragidos / procurados: 23
Furtos: 40
Porte ilegal de arma de fogo: 5
Posse de entorpecentes: 94
Tráfico de entorpecentes: 16
Embriaguez ao volante: 28
Lei Maria da Penha: 35
Jogos de azar: 17

PRINCIPAIS PRISÕES EM CANELA EM 2019:
Foragidos / procurados: 92
Furtos: 84
Receptação: 7
Porte ilegal de arma de fogo: 11
Roubo: 13
Posse de entorpecentes: 150
Tráfico de entorpecentes: 80
Embriaguez ao volante: 47
lei Maria da Penha: 21

Redação: Ângelo De Zorzi – Comunicação Social 1º BPAT

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo