Energia e trigo são assuntos de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Veranópolis

No dia 20 de dezembro, ocorreu a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que é composto por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Finanças, de Governo, da Inspetoria de Defesa Agropecuária, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (antiga Fepagro), da Emater, da AVAEC, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Cooperativa Santa Clara e da Cooperativa e Agrícola Alfredo Chavense.

Encontro que teve a participação especial do Consultor de Negócios da RGE, Umberto Ossig Santana, onde foi abordado a campanha de orientação de segurança da Companhia de Energia, faltas de energia elétrica, trocas de postes, podas das árvores que encostam na fiação, regularização de cadastros, auto leitura e também sobre o aplicativo da CPFL.

Além dos assuntos ligados a RGE foi avaliada a prestação de contas de 2019 da EMATER/ASCAR Veranópolis e apresentado o cronograma das atividades para 2020 da entidade. O Presidente da Câmara de Vereadores, Aristeu Caron, também participou da reunião.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais comentou que o próximo ano será abordado muito sobre o trigo, onde serão realizadas várias pesquisas sobre o cultivo dessa semente e será organizada as comemorações em homenagem a IWAR BECKMAN que é considerado o “pai do trigo” brasileiro.

Iwar Deckman nasceu em Linköping, na Suécia, em 1896 e faleceu em Bagé em 1971; foi agrônomo e geneticista. Veio para o Brasil em 1924 e em 1925 iniciou seus trabalhos na então Estação de Seleção de Sementes de Alfredo Chaves, hoje estação Experimental de Veranópolis, realizando a primeira hibridação de trigo do Brasil, lnhagem Alfredo Chaves 6 x Polysu, que embasaram o surgimento de variedades brasileiras, entre elas a mais conhecida, o Frontana.

Leia também:  Flordelis é condenada a 50 anos de prisão por assassinato do marido

Por essa razão, se justificam as comemorações que serão organizadas para 2021, pois foi em Veranópolis que nasceu o trigo brasileiro, e Iwar Beckman foi o seu criador, e em 2021, completa 125 anos do seu nascimento e 50 anos do seu falecimento. Já os 100 anos do nascimento do TRIGO BRASILEIRO e do FRONTANA, serão comemorados em 2025.

Foto: Caroline Cesca

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo