Menino de 10 anos morre vítima de meningite em Caxias do Sul

Conforme informações do Portal Leouve, Theillor Martins Matos, 10 anos, morreu na manhã de domingo (6), vítima de meningococcemia, em Caxias do Sul. Ele era estudante da Escola Municipal Abramo Pezzi, no bairro Castelo.

O menino foi levado à UPA Zona Norte na noite de sexta (4), por volta das 23h30min, com um quadro de náuseas e vomito. Theillor recebeu soro e medicamentos por meio de aplicação intravenosa e, em seguida, foi liberado. Porém durante a madrugada, o menino passou mal novamente e foi reconduzido à UPA. Ele apresentava manchas vermelhas pelo corpo. Durante o atendimento, o garoto sofreu paradas cardiorrespiratórias e faleceu por volta das 9h da manhã de sábado.

A escola onde Theillor estudava suspendeu as aulas nessa segunda-feira (7). Conforme a direção, Theillor não apresentou nenhum sintoma enquanto estava na instituição, inclusive fez aulas de educação física.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ainda na segunda-feira (7), 23 colegas e cinco professores receberam duas doses cada de um antídoto para prevenir a proliferação da bactéria/vírus. O mesmo processo foi realizado junto aos familiares da criança que residiam no mesmo endereço. Nesta terça-feira (7), os colegas, professores e familiares, devem receber outras duas doses para prevenção.

De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), como a evolução do caso foi muito rápida, não foi possível coletar sangue ou líquido da medula para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen), responsável pela constatação da doença. Porém, com os sintomas e a progressão rápida da doença, o diagnóstico foi positivo para infecção pela bactéria meningococo, ou seja, a doença meningocócica.

A SMS esclarece que isso caracteriza-se como um diagnóstico clínico, já que no caso não haveria a possibilidade de diagnóstico laboratorial.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo