Documento de licenciamento de veículos já pode ser atualizado no aplicativo

Prazo para quitação dos débitos vai até 31 de julho; seguro obrigatório permanece isento em 2025

Com a virada do ano, os proprietários de veículos já podem atualizar o documento de licenciamento referente ao ano de 2025. Para isso, é necessário que todas as obrigações do veículo estejam quitadas, incluindo o Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), a taxa de licenciamento do DetranRS e eventuais multas vencidas.

A atualização pode ser feita diretamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Basta acessar a seção “Veículos” e seguir as instruções. O processo costuma ser confirmado em minutos, mas pode levar até 24 horas.

O seguro obrigatório, que era esperado para este ano, continua isento. A revogação da recriação do seguro foi aprovada pelo Congresso Nacional como parte do pacote de corte de gastos no final de dezembro. A medida foi sancionada pelo presidente Lula no dia 31, garantindo que os proprietários de veículos fiquem livres dessa obrigação em 2025.

Prazo máximo para quitação

Este ano, o prazo final para quitação dos débitos do licenciamento foi alterado para 31 de julho. Com a adoção do documento digital, não há mais necessidade de escalonamento. A mudança oferece mais tempo para metade da frota, permitindo que veículos circulem com o documento de 2024 até a nova data-limite.

Onde pagar IPVA, taxa de licenciamento e multas?

Os pagamentos podem ser feitos por:

  1. Bancos conveniados:
    • BANRISUL (inclusive para não correntistas)
    • SICREDI (inclusive para não correntistas)
    • SICOOB (inclusive para não correntistas)
    • Lotéricas da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
    • BANCO DO BRASIL (www.bb.com.br/cidadao e outros canais digitais)
    • BRADESCO (somente para correntistas)
  2. Pagamento via Pix: Qualquer pessoa pode realizar o pagamento, gerando o código no portal oficial do DetranRS.
  3. Financiamento: Instituições autorizadas pelo DetranRS oferecem a possibilidade de financiar os débitos com incidência de tarifas e juros.

Atenção aos golpes

O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. Evite usar sites de buscas para acessar serviços, pois criminosos patrocinam anúncios que levam a páginas falsas. Esses sites podem disponibilizar códigos PIX e guias fraudulentos, desviando o pagamento.

Para garantir a segurança, sempre utilize os canais oficiais:

Sair da versão mobile