Tempestades e queda de granizo ameaçam o RS neste domingo; Defesa Civil em alerta

Grande parte do Rio Grande do Sul enfrenta neste domingo (1º) uma previsão preocupante de tempestades severas, com possibilidade de queda de granizo e acumulados de chuva que podem ultrapassar 100 milímetros por dia em algumas regiões. A Defesa Civil alerta para potenciais riscos, incluindo cortes de energia, quedas de árvores e alagamentos, enquanto o clima firme é esperado somente a partir de terça-feira (3).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de alerta para praticamente todo o território gaúcho, válido até às 9h de segunda-feira (2). Regiões como Campanha, Sul, Centro, Oeste e Missões devem registrar volumes de chuva entre 60 e 125 milímetros por dia, enquanto o restante do estado deve contabilizar acumulados menores, mas ainda significativos, entre 35 e 70 milímetros diários. Além das chuvas, há expectativa de rajadas de vento que podem ultrapassar 100 km/h e intensas descargas elétricas.

A causa dessas condições extremas está relacionada ao avanço de uma frente fria vinda da Argentina, associada a um sistema de baixa pressão e à umidade e calor vindos do Norte do país. Essa combinação resulta em forte instabilidade, que deve se deslocar para a metade Norte do RS na madrugada de segunda-feira (2) e deixar o território gaúcho ainda na noite do mesmo dia.

Para minimizar os transtornos, o Inmet orienta cuidados específicos, como evitar abrigos sob árvores devido a descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, em casa, desligar aparelhos elétricos e o disjuntor. Em casos de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Sair da versão mobile