A RSC-287, uma das principais rodovias do Rio Grande do Sul, contará com o sistema High Speed Weigh-in-Motion (HS-WIM), que permite a pesagem de caminhões em movimento. Essa inovação busca reduzir o tempo de viagem, o consumo de combustíveis e a emissão de gases do efeito estufa, trazendo mais eficiência ao transporte rodoviário. O equipamento será instalado no km 88 da estrada e estará em fase experimental por dois anos. Após a homologação junto ao Inmetro, o sistema estará apto para fiscalização efetiva.
A implementação do sistema HS-WIM foi anunciada durante o Seminário Rodovias Inteligentes, promovido pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg). A iniciativa é resultado de um aditivo ao contrato de concessão entre o governo do RS e a concessionária Rota de Santa Maria, responsável pelo trecho concedido da RSC-287. O plano de trabalho detalhado, com cronograma das etapas de instalação e operação, será entregue pela concessionária em até 30 dias.
Com extensão de 204,5 km, ligando Tabaí a Santa Maria, a RSC-287 é administrada pela Rota de Santa Maria, parte do Grupo Sacyr, desde agosto de 2021. A concessão de 30 anos prevê a duplicação de todo o trecho, beneficiando mais de dez municípios e representando um investimento superior a R$ 3,6 bilhões. A introdução do sistema de pesagem é mais um passo na modernização da infraestrutura, consolidando o Estado como referência em inovação rodoviária no Brasil.
Segundo o secretário da Serg, Pedro Capeluppi, o ambiente das concessões permite experimentações tecnológicas relevantes, como o HS-WIM. “O Rio Grande do Sul já se tornou referência com o Free Flow no Bloco 3, e acreditamos que será o mesmo com essa tecnologia. Estamos mostrando que é possível adotar práticas que já são realidade em outros países”, destacou.