Polícia Federal realiza ação solidária para reforçar doação de sangue no Hemocentro do Rio Grande do Sul
Na manhã desta segunda-feira (02/12), a Polícia Federal mobilizou cerca de 12 servidores e colaboradores em uma ação solidária de doação de sangue. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação e reforçar os estoques do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), que fornece sangue e componentes para mais de 40 hospitais da região.
Devido à baixa no número de doadores no final do ano, a Superintendência Regional da Polícia Federal no estado destacou seu compromisso com a sociedade por meio de iniciativas solidárias, que passarão a ser recorrentes no Rio Grande do Sul.
“A Polícia Federal, sensibilizada pela questão do baixo estoque de sangue nessa época, está se mobilizando a fim de contribuir com a sociedade, fazendo uma doação solidária para a sociedade gaúcha e porto-alegrense, em especial. Essa é uma época do ano em que muitas pessoas viajam para outros locais, como o litoral, e acabam não fazendo doações regulares. Por isso, estamos angariando o maior número possível de colegas para ajudar a equalizar os estoques de sangue”, ressaltou o Superintendente Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Aldronei Antônio Pacheco Rodrigues.
Para incentivar a doação de sangue, a sede do Hemorgs, em Porto Alegre, tem promovido coletas aos sábados. “A abertura nos finais de semana flexibiliza os horários de atendimento para receber doadores que não podem ir aos locais nos dias úteis. Um sábado por mês abrimos o Hemorgs, e nos outros sábados realizamos coletas no interior”, explicou Aline Gularte, chefe da Divisão de Hemoterapia.
O sangue é um tecido vivo e, para preservar suas características essenciais para os receptores, precisa ser utilizado dentro de um período específico. Plaquetas, por exemplo, têm validade de cinco dias, enquanto hemácias podem ser utilizadas em até 35 dias. Por isso, o Hemocentro necessita de doações regulares.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, respeitando um intervalo mínimo de dois meses, enquanto mulheres podem doar até três vezes, com intervalo mínimo de três meses.
Ainda nesta sexta-feira (06/12), será realizada uma segunda leva de doações no Hemocentro de Porto Alegre, ampliando os esforços para manter os estoques abastecidos.