Polícia Federal deflagra operação para reprimir conflito entre indígenas em Água Santa

A Polícia Federal, em parceria com a Brigada Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (14/12) a Operação GREED, uma força-tarefa para reprimir os intensos conflitos armados entre dois grupos indígenas rivais na Reserva Indígena do Carreteiro, localizada no município de Água Santa/RS.

A ação, que cumpre 27 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo, busca não apenas cessar os atos violentos, mas também investigar crimes como homicídio, tentativa de homicídio, incêndio criminoso e uso de armas de fogo de calibre restrito.

O conflito, iniciado em meados de 2024, tem como motivação principal a disputa pela liderança da terra indígena. Desde então, a violência escalou, culminando em um homicídio ocorrido em 03 de outubro de 2024, além de várias tentativas de homicídio e destruição de bens.

A TI Carreteiro já foi palco de confrontos semelhantes nos anos de 2020 e 2021, quando outras grandes operações policiais foram realizadas para conter atos violentos. Muitos dos responsáveis por esses crimes, que estavam em liberdade, voltaram a se envolver nos recentes conflitos.

Além da TI Carreteiro, as medidas também são cumpridas nos municípios de Água Santa, Santa Cecília e Passo Fundo, incluindo a prisão de três indígenas recolhidos no Presídio Regional de Passo Fundo. A operação envolve cerca de 100 policiais federais e 60 integrantes do BPChoque, com apoio do CRPO Planalto.

Os crimes investigados incluem homicídio, formação de milícia privada, lesões corporais, ameaças, incêndio criminoso e porte ilegal de armas de calibre restrito, entre outros.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo

Sair da versão mobile