Piloto João Eloi falece em acidente no Superbike Brasil em Interlagos
O piloto de motovelocidade João Eloi, de 57 anos, faleceu na noite do último sábado (30), em São Paulo. A morte foi comunicada pelo Superbike Brasil, principal campeonato da modalidade no país. Apesar de ter perdido a chancela da Confederação Brasileira de Motovelocidade (CBM) em março, a competição segue sendo realizada.
De acordo com informações do campeonato, João Eloi sofreu uma queda durante uma corrida da nona etapa da categoria SuperSport 400cc Escola. Conforme boletim da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o acidente envolveu uma colisão com o muro de proteção do autódromo. O caso foi registrado no 101º Distrito Policial, no Jardim das Imbuias, zona sul da cidade.
Segundo nota oficial do Superbike Brasil, “apesar do pronto atendimento realizado pela equipe de resgate, seguido pelo encaminhamento para a sala de emergência do autódromo, João acabou falecendo ainda no ambulatório.” A organização afirmou estar prestando assistência à família do piloto e destacou o estado de consternação da equipe do campeonato.
A tragédia, no entanto, não interrompeu o evento, que seguiu com sua programação neste domingo (1º). A morte de João Eloi é a sétima registrada em competições de moto em Interlagos nos últimos sete anos, sendo a segunda em 2024. Em junho, o jovem argentino Lorenzo Somaschini, de apenas nove anos, faleceu após um acidente em treino livre da Honda Junior Cup, também parte do Superbike Brasil.
Outros casos marcantes incluem o falecimento do piloto Matheus Barbosa durante uma prova do Superbike Brasil em 2020, além das mortes de Maurício Paludete e Danilo Berto em 2019. Esses últimos episódios levaram a Prefeitura de São Paulo a suspender temporariamente as competições de motovelocidade em Interlagos.
Foto: Motovelocidade.Brasil/Instagram © Motovelocidade.Brasil/Instagram