Pedágio na ERS-324: ida e volta de Nova Prata e Passo Fundo poderá passar de R$ 50

Concessão abrangerá 32 municípios e prevê investimentos bilionários em infraestrutura rodoviária no Rio Grande do Sul

O sistema de pedágio free flow, com cobrança proporcional ao uso das rodovias, será implementado no Bloco 2 das rodovias estaduais do Rio Grande do Sul. Entre as principais mudanças, está o custo elevado para quem utiliza a ERS-324, onde a tarifa total para ida e volta no trecho entre Veranópolis e Passo Fundo poderá ultrapassar R$ 50. A iniciativa faz parte de uma concessão que promete duplicações, melhorias e serviços mais eficientes.

A concessão, que engloba 414,91 quilômetros de estradas em 32 municípios, prevê investimentos de R$ 6,7 bilhões ao longo de 30 anos. O projeto inclui duplicação de 244 quilômetros, 101 quilômetros de terceiras faixas e implementação de acostamentos, marginais e passarelas para pedestres. As rodovias contempladas no Bloco 2 atualmente possuem pistas simples e passarão por grandes transformações para melhorar a mobilidade e a segurança.

O sistema free flow, sem praças de pedágio tradicionais, será o principal destaque. 24 pórticos serão instalados em locais estratégicos, com a intenção de tornar a cobrança proporcional ao uso das rodovias. A RS-324, que liga Passo Fundo a Nova Prata, terá seis pórticos, com tarifas individuais que variam de R$ 3,70 a R$ 4,90, somando mais de R$ 25 por trecho completo.

O cronograma prevê que as duplicações iniciem no terceiro ano da concessão e avancem gradativamente, atingindo o ápice no quinto ano, com 46,7 quilômetros de obras. Além disso, o governo do Estado realizará consultas públicas para discutir o projeto e ajustar as propostas. O leilão para definir o responsável pela concessão ocorrerá no primeiro semestre de 2025, sendo definido pelo menor custo público e maior desconto tarifário.

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