Na manhã desta terça-feira (17/12), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados (DRCP), deflagrou a Operação Tutano. O objetivo foi combater um grupo criminoso especializado no furto e receptação de cabos de telefonia na região da Serra Gaúcha.
Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos: cinco em Bento Gonçalves, dois em Garibaldi e um em Farroupilha. Durante as buscas, três indivíduos foram presos em flagrante por estarem na posse de cabos metálicos e acessórios exclusivos do serviço de telefonia.
Materiais apreendidos durante a operação:
- 133 kg de cabos metálicos;
- Mais de 44 kg de capas de cabos (com o interior já removido);
- Três veículos utilizados pelo grupo na prática criminosa.
Os suspeitos foram autuados em flagrante na DPPA de Bento Gonçalves e posteriormente encaminhados ao sistema prisional local.
A ação contou com a participação de 41 policiais civis, sendo 21 do Deic e 20 da 8ª DPRI, além de agentes de segurança de empresas de telefonia.
O delegado Luis Firmino, titular da DRCP/Deic, destacou que os furtos de cabos metálicos geram prejuízos financeiros às empresas e afetando milhares de usuários que dependem dos serviços de telefonia e internet.
“Esses crimes impactam diretamente a comunicação, causando transtornos significativos para a população e para o setor de telecomunicações”, ressaltou o delegado.