As investigações que culminaram na prisão de dois homens na Serra Gaúcha tiveram início em janeiro de 2024, quando um laboratório de drogas foi descoberto em Flores da Cunha. O local era usado para mistura, pesagem e prensagem de cocaína. Na época, a ação resultou na apreensão de cerca de 22 quilos de cocaína misturada, insumos químicos e equipamentos como prensas hidráulicas e maquinários especializados.
Nesta quinta-feira (12), a Polícia Civil de Caxias do Sul, com o apoio da Delegacia de Flores da Cunha, deflagrou a Operação Briccone. Durante a ação, foi cumprido um mandado de prisão preventiva e houve flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Os envolvidos foram encaminhados para procedimentos legais, e um deles já se encontra no sistema prisional, à disposição da Justiça.
O esquema criminoso, ligado a uma organização de tráfico na região, já levou ao indiciamento de seis pessoas, identificadas como responsáveis pela droga apreendida em janeiro. As autoridades continuam as investigações para identificar outros membros do grupo e desarticular por completo a rede criminosa.