Operação El Presidente: Polícia Civil desarticula associação criminosa em 10 cidades do RS

Ação mobilizou 200 policiais para cumprir 74 ordens judiciais; 22 pessoas foram presas

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (17/12), a Operação El Presidente, coordenada pela Delegacia de Polícia de Esteio, sob o comando do Delegado Gabriel Lourenço. A operação tem como objetivo combater uma associação criminosa dedicada ao tráfico de drogas, com atuação nos municípios de Esteio e Sapucaia do Sul.

A ação ocorreu em 10 cidades do Rio Grande do Sul: Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas, Gravataí, Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Nova Santa Rita e Tramandaí. Aproximadamente 200 policiais civis foram mobilizados para o cumprimento de 74 ordens judiciais, sendo 52 mandados de busca e apreensão e 22 prisões preventivas.

Resultados da operação até o momento:

  • 22 pessoas foram presas;
  • Apreensão de dois veículos, arma de fogo, entorpecentes e celulares.

As investigações, iniciadas há cerca de um ano, identificaram dezenas de indivíduos envolvidos no esquema criminoso, que atuavam principalmente na tele-entrega de drogas. Entre os envolvidos estão fornecedores, motoristas, responsáveis pela guarda e distribuição das drogas e operadores financeiros.

Principais prisões durante a investigação:

  1. Líder do grupo preso por um homicídio doloso consumado em Sapucaia do Sul. Com ele foram apreendidos uma pistola 9mm, 1kg de cocaína e comprimidos de ecstasy.
  2. Dois integrantes capturados em Amambaí, Mato Grosso do Sul, enquanto tentavam transportar 500kg de maconha para Esteio.

Durante a apuração, foi constatado que o grupo criminoso recrutava pessoas com deficiência física para atuar no tráfico de drogas, com o objetivo de dificultar a atuação das forças de segurança. As provas coletadas demonstraram o vínculo associativo entre os membros do grupo, confirmando uma estrutura organizada com um propósito comum de praticar o tráfico de drogas em Esteio e Sapucaia do Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo