O que é arsênio, substância encontrada em bolo que matou três pessoas no RS

As análises realizadas pela Polícia Científica do Rio Grande do Sul, divulgadas nesta sexta-feira (27), confirmaram a presença de arsênio nas amostras de sangue de sobreviventes e de uma das vítimas fatais que consumiram um bolo durante uma confraternização familiar na cidade de Torres, na noite da última segunda-feira (23).

De acordo com informações do Metrópoles, o arsênio é uma substância altamente tóxica que pode causar sérios danos à saúde e levar à morte, dependendo da quantidade. A ingestão desse metal foi associada ao caso que resultou em três mortes e outras cinco pessoas hospitalizadas.

O que é arsênio?

O arsênio é um metal encontrado naturalmente em fontes subterrâneas de água e em diversos alimentos, como peixes, mariscos, carne, frango e cereais. Embora em pequenas quantidades possa ser inofensivo, em níveis elevados torna-se extremamente tóxico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição prolongada ao arsênio pode causar graves problemas de saúde, incluindo câncer, doenças cardíacas, diabetes e danos ao sistema nervoso.

Quais são os sintomas da contaminação por arsênio?

Os principais sinais de contaminação aguda incluem vômitos, dores abdominais e diarreia. Já a exposição prolongada pode resultar em mudanças na pigmentação da pele, lesões cutâneas e, em casos mais graves, câncer de pele.

A OMS classifica o arsênio como um dos 10 químicos de maior preocupação para a saúde pública e recomenda medidas rigorosas para reduzir a exposição ao metal.

Entenda o caso

As análises incluíram amostras de sangue da mulher que preparou o bolo, de seu sobrinho-neto de 10 anos e de Neuza Denize Silva dos Anjos, uma das vítimas fatais da tragédia. Conforme apuração do SBT News, a mulher e o sobrinho permanecem internados no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em estado “clinicamente estável”, segundo boletim médico divulgado pela instituição.

Leia também:  Sol predomina com nuvens no RS nesta terça-feira

As autoridades continuam investigando como o arsênio contaminou o alimento e as circunstâncias que levaram à tragédia.

*Com informações do Metrópoles e SBT News.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo