João Pedro Stédile recebe Medalha do Mérito Farroupilha em meio a polêmicas na Assembleia Legislativa do RS
Homenagem ao líder do MST gerou debates intensos entre deputados e provocou mudanças propostas nas regras de concessão da medalha
O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, foi homenageado com a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior distinção concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em cerimônia realizada na última segunda-feira (16). O reconhecimento foi proposto pelo deputado Adão Pretto Filho (PT) e aprovado pela Mesa Diretora da Casa.
A homenagem gerou controvérsias no cenário político estadual. Deputados contrários à entrega da medalha protocolaram um abaixo-assinado com 25 mil adesões, além de projetos que propõem mudanças nos critérios de concessão da honraria. Entre os proponentes das alterações, o deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) sugeriu que a decisão passe pelo plenário da Assembleia, substituindo o modelo atual, em que a Mesa Diretora detém autonomia para aprovar a concessão.
“A Medalha Farroupilha é para todos os lutadores da reforma agrária, desde Sepé Tiaraju até o Itamar Siqueira, que nos deixou na semana passada”, declarou Stédile ao receber a medalha. Ele também emocionou o público ao dizer: “Quando eu morrer cansado de tantas guerras, morrerei de bem com minha terra”.
Reações e propostas
O reconhecimento foi entregue pelos deputados Adão Pretto Filho (PT) e Pepe Vargas (PT). Para Pretto, o ato marca o reconhecimento a “um lutador social de relevância nacional e internacional”. Contudo, a honraria provocou reações contrárias, como a do deputado Capitão Martim (Republicanos), que protocolou o abaixo-assinado pedindo sua suspensão.
O debate culminou em propostas para restringir as regras de concessão da Medalha do Mérito Farroupilha, incluindo maior rigor na análise dos agraciados.
Perfil de João Pedro Stédile
Nascido em Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, João Pedro Stédile é economista e ativista social. Em 1984, foi um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no qual atua como membro do coletivo nacional de coordenação. O