Igreja Anglicana de Caxias do Sul terá primeiro presbítero gay em 74 anos de história

A Paróquia Anglicana da Virgem Maria, em Caxias do Sul, terá o primeiro presbítero gay desde sua fundação, em 1950. O reverendo Auderli Sidnei Schroeder vai ser ordenado na celebração eucarística do próximo domingo (15), a partir das 17h. Natural de Novo Hamburgo, Schroeder tem 52 anos e atua na paróquia desde 2022, onde desenvolve um trabalho de inclusão de pessoas LGBTs à comunidade cristã.

“Estar na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e ser ordenado por ela é ser aceito numa Igreja inclusiva, onde se vê o rosto amoroso de Deus na compaixão, acolhida e solidariedade. Uma Igreja que mostra que Jesus Cristo está para todos e todas sem distinção de raça, orientação sexual e gênero”, afirma o reverendo.

Presente no Brasil há 134 anos, a Igreja Episcopal Anglicana é pioneira na pauta da diversidade na religião. Desde 1984, a igreja permite a ordenação de mulheres, que podem exercer os ministérios como diaconisas, presbíteras e bispas. A primeira mulher ordenada no país foi a reverenda Carmen Etel Alves Gomes, em maio de 1985.

Além da igualdade de gênero, a Diocese Meridional, com sede em Porto Alegre e da qual faz parte a Paróquia da Virgem Maria, de Caxias do Sul, também permite a ordenação de pessoas da comunidade LGBTQIA+. O sacramento do matrimônio, por exemplo, também é permitido a casais do mesmo sexo.

A Paróquia Anglicana da Virgem Maria está localizada na rua Alfredo Chaves, nº 915, no Centro de Caxias do Sul.

Com informações da Rádio Solaris.

Sair da versão mobile