Homenagem à Casa Fiori destaca sua contribuição cultural e histórica em Vila Flores

Na noite desta segunda-feira (16), o Auditório Municipal de Vila Flores foi palco da entrega da Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul à Casa Fiori. A homenagem foi concedida pelo deputado Paparico Bacchi, em reconhecimento à contribuição histórica e cultural da instituição para o município e a Serra Gaúcha.

Como vice-presidente do Parlamento gaúcho e descendente de italianos, o deputado acolheu a sugestão do vereador Marcelo, valorizando o legado da imigração italiana:

“Temos nas famílias que vieram para o Brasil, com as imigrações, uma série de heranças que nos moldaram e fizeram com que nos tornássemos o que somos hoje. O povo italiano é uma dessas vertentes que trouxeram sua cultura, culinária e força de trabalho para ajudar a colonizar diversas regiões gaúchas, antes desconhecidas, e a construir a nossa sociedade, tão reconhecida por sua identidade cultural. Começaremos com a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, que será comemorada em 2025, por Vila Flores. Por isso, é um privilégio poder homenagear quem preserva nossas origens e mantém viva a história e os costumes desta contribuição, aqui no nosso estado”, destacou o deputado Paparico Bacchi.

Fundada em 30 de agosto de 2007, a Casa Fiori possui 17 anos de trajetória, sendo considerada um patrimônio cultural da herança da imigração italiana no Rio Grande do Sul, especialmente pela preservação da culinária trazida da Toscana, Itália. As receitas coloniais, desenvolvidas com o trabalho artesanal das famílias italianas que se instalaram em Vila Flores, são transmitidas de geração a geração.

No velho casarão centenário da Casa Fiori, turistas e visitantes são recebidos com um ambiente aconchegante e nostálgico, conhecido como Café da Vó — uma homenagem à saudosa matriarca Dona Iracema (in memoriam).

Entre as iguarias oferecidas pela Casa Fiori estão o famoso pão gigante, cucas, biscoitos, doces, chimias, queijos, salames e uma ampla variedade de tortas artesanais, doces e salgados, que fazem da Casa um ponto de parada obrigatório para quem visita a Serra Gaúcha.

O reconhecimento reforça o compromisso com a preservação das tradições e valoriza a história dos imigrantes italianos, fundamentais para a formação cultural e econômica do estado.

📸 @paparicobacchi

Sair da versão mobile